sábado, 8 de maio de 2021

DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE O PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR DE VIDAS

 A cada novo tempo a figura do Professor torna-se essencial na construção de uma sociedade próspera.


Por: Anieli Guimarães, Gabriel Galvão, Georgia Aguiar, Jardeane Araújo, Naiara Melo, Paula Ghiraldelli, Suely Marice, Fernando Cardoso, Samilla Milhomem, Tatyany Mota



Imagem do Blog: Eleva Plataforma em 21 de julho de 2020


O professor é capaz de influenciar positivamente seus alunos, pois a maneira como ensina faz toda a diferença para gerar interesse e engajar os estudantes. Fazendo, assim, com que todos se sintam motivados a buscar conhecimento e seguir seus sonhos. Por ser uma das figuras mais próximas dos alunos, esse costuma ser como modelo e referência para as crianças e jovens, que o admiram por sua inteligência e os inspiram a ser como ele. 


As atitudes do professor influenciam e fazem a diferença na vida dos alunos, tanto na acadêmica quanto pessoal, a medida que esse profissional:

  • Encoraja;

  • Ajuda na resolução de problemas;

  • Incentiva, motiva e estimula;

  • Orienta nas dificuldades;

  • Dá espaço para se expressar, perguntar, argumentar;

  • Considera o esforço dos alunos;

  • Está sempre pronto para responder aos questionamentos e às dúvidas;

  • Respeita a individualidade;

  • Preocupa-se genuinamente com o aluno;

  • É comprometido com seu trabalho;

  • Esforça-se para oferecer o seu melhor e garantir a aprendizagem.


O Professor colabora não somente com a formação do aluno, mas também com o desenvolvimento do mesmo enquanto integrante da sociedade.


Quais as contribuições do profissional de ensino para a sociedade?

Incentivar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências cognitivas e intelectuais, essenciais para o futuro profissional dos alunos. O professor irá trabalhar com as competências socioemocionais que abrange aspectos comportamentais e culturais, que serão de suma importância, pois irá possibilitar que o estudante se torne um indivíduo consciente, reflexivo e responsivo, apto a viver em sociedade de forma respeitosa, harmoniosa e cooperativa, de maneira adquirir o poder de mudar o meio em que vive.


Assim, uma educação que transforma vidas tem por base o agente educador que condiciona e instiga os discentes nas mais diversas áreas do conhecimento, não só transformando, mas também, construindo e reconstruindo, num processo de constante adaptação aos contextos, as épocas e as carências socioculturais. 


“Quando a educação não é libertadora o oprimido torna-se o opressor.” Paulo Freire


A abordagem que muda o mundo  

Uma das principais ferramentas do professor em seu papel de educador é o modo de sua abordagem para com o aluno. Se essa abordagem for feita de forma adequada, esse profissional tem grandes chances de atingir o seu aluno, e suscitar nele a vontade de aprender e se aprimorar como cidadão. Não é estranho encontrar, em nossa sociedade, o relato de alguém que por ser severamente punido ao errar as operações matemáticas, desistiu de aprender, e diante de qualquer situação envolvendo cálculos, exista uma negação por parte desse indivíduo. Esse fato está diretamente ligado com o modo de agir do professor. Encontrar as melhores saídas para que o aprendizado seja prazeroso e recompensador, além de nele ser notável sua necessidade, fazem parte do hall de habilidades do professor. Habilidades que são cruciais para capturar esse aluno para dentro da sala de aula.


Humanização do ensino

O papel do professor como mediador nos processos de elaboração do conhecimento é primordial para que a educação evolua e sirva ao seu propósito social. O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento. O ambiente escolar é um ambiente social, onde por meio da intervenção do professor,  consegue-se construir o conhecimento por intermédio da relação com os outros. O professor dá ao aluno, espaço para que ele possa se expressar, questionar e pensar, fazendo com que desenvolva habilidades intelectuais autônomas.


Quando os professores por meio do ensino, conseguem fazer com que os alunos compreendam a estrutura e o funcionamento da sociedade, dão a eles a oportunidade de redefinir, atuar e agir, para que ocorram melhorias ao mundo. Posto isto, o professor além de cumprir com seu papel acadêmico, é parte essencial na construção de uma sociedade próspera. 


“A Educação de qualidade é sem dúvida alguma, o principal método para o desenvolvimento de uma sociedade. Quando se prioriza o investimento na educação com acompanhamento e planejamento, seja a curto ou a longo prazo, tudo prospera no devido tempo, basta se criar métodos, cronogramas, etapas, enfim, planejamento com pessoas competentes e que entendam de fato de educação, com a finalidade de alcançar o máximo de pessoas no sentido de oferecê-las uma educação que funciona não só na preparação para o mercado de trabalho, mas também, que essa mesma educação venha a servir para o convívio social no todo, fazendo com que haja o respeito para com o modo do outro pensar a vida.” pensamento do filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha


O professor como ser apoiador, sobretudo na quarentena

A docência é uma das mais importantes profissões dentre as díspares existentes no mundo. O professor atua de maneira significativa no processo de construção de uma sociedade e do seu desenvolvimento, visto que, todas as outras ocupações requerem desse profissional para a sua subsistência. 


O professor é intitulado como agente transformador de vidas, visto que depois dos pais são eles as pessoas que mais tem contato com o indivíduo e assumem a responsabilidade de aprimorar os conhecimentos destes alunos. Assim, considera-se a escola como uma segunda casa, e para que esse ambiente escolar tenha o aconchego de um lar é preciso que o corpo docente seja acolhedor como o dos pais ou até mesmo mais que isso, de maneira especial neste período pandêmico, no qual os discentes das mais variadas idades estão carentes de atenção e respeito.  


Nesse período de quarentena os educadores tiveram que se reinventar para conseguir ministrar as aulas e obter um resultado satisfatório, além de se prepararem psicologicamente para conseguirem acolher os alunos, que passam diariamente por problemas relacionados à escola ou mesmo às adversidades familiares, financeiras, psicológicas, dentre outras. Mais do que um professor, o docente assume a cadeira de psicólogo dos alunos.  Diante de tudo isso, está a importância de condecorar o professor como um ser de extrema relevância no rico processo de construção de uma sociedade rendosa. 

O professor como agente social

O professor ocupa um lugar indispensável na composição da sociedade. Desde o início da civilização moderna viu-se a necessidade de preparar, de capacitar e de instruir as gerações futuras para ocuparem seu lugar na comunidade onde vivem e garantir sua perpetuação e sua evolução. Mesmo nos dias de hoje este pensamento continua e tem sido cada vez mais aperfeiçoado, por isso o professor passou de um ministrador de conteúdos para um formador de cidadãos, passando a ser também um agente social. 


Na constituição Federal podemos observar esta incumbência no art. 205 que diz; “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Aqui fica claro que além da formação e qualificação para vida profissional ou seja para o trabalho, a educação deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania. Passemos então a discutir, quais fatores devem ser elencados para o exercício da cidadania? A cidadania está diretamente ligada aos direitos e deveres civis, políticos e sociais. É através da cidadania que a sociedade se constitui. Cada cidadão deve atuar para que ela se sustente. Isso se dá ao pagar nossos impostos, ao cumprirmos as leis, ao escolher nossos representantes políticos, ao exercemos a liberdade de expressão e de opinião, ao lutarmos pela igualdade de direitos e criação ou modificação de leis. Todos esses fatores são o que cada cidadão deve fazer no exercício da cidadania e essa é a outra face da atuação do professor que muitos não entendem nem reconhecem. 


Portanto, faz-se necessário que toda sociedade reconheça seu papel e sua missão. Uma sociedade próspera depende diretamente da atuação do professor em sala de aula. É transmitindo aos alunos suas responsabilidades como cidadãos, que eles tomarão consciência de seu compromisso na sociedade e poderão desempenhar seu papel de maneira satisfatória a fim de contribuir para a manutenção e a evolução da sociedade onde vivem. 


Desafios de ser professor na contemporaneidade

Devido às mudanças sociais, econômicas e culturais, o mundo todo tem prestado mais atenção na educação, especialmente a que se desenvolve nos sistemas escolares, submetendo-a a uma análise pública constante, e educar tem se tornado uma tarefa cada vez mais exigente e de enorme responsabilidade, em decorrência a pandemia de covid 19, os professores têm que fazer um certo malabarismo, esse momento atípico, rodeado de incertezas, culminou com a ampliação do ensino a distância e isso requer equilíbrio e coerência entre orientação formativa, procedimentos pedagógicos adaptados e expectativas dos implicados no processo, o professor e o aluno. Desempenhar essa tarefa com compromisso e qualidade exige, da parte do professor, reunir um conjunto de saberes e competências que lhe permitam a construção de um ensino de qualidade.  


Com esse cenário caótico os professores criam saberes temporais, em cuja construção intervêm dimensões indenitárias, de socialização profissional, fases e mudanças, que se constituem num conjunto de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes. Não se pode falar em aprendizagem sem falar no professor. O contexto social impõe à prática educativa um número de demandas muito grande e os enormes desafios profissionais que enfrenta a fim de atender às exigências do contexto atual. Em se tratando do ponto de vista social ele tem tido que aprender a conviver mais intensamente com os interesses e pensamento dos alunos e pais no cotidiano escolar e a ter uma maior interação com a comunidade onde a escola está inserida. Essa pandemia tem nos mostrado professores de excelência que além de educadores demonstram ser amigos, mostram-se preocupados e nos acolhem. Ser um professor vai além da profissão. O professor é um agente ativo e transformador na formação de um cidadão. 


Um comentário: