Campo das práticas de estudos e pesquisa
Gênero Resumo
Componente curricular- Letras/ Língua Portuguesa
Coordenadora: Adriana Carvalho Capuchinho
Supervisora :Suely Amorim de Matos Oliveira
Discentes: Yury Bezerra Burjack
Pâmela Cintia Pereira Lopes
Tatiane Da Silva Matos
Campo das práticas de estudo e pesquisa (p.
148)
Trata-se de ampliar e qualificar a participação dos jovens nas práticas relativas ao estudo e à pesquisa, por meio de:
- Compreensão dos interesses, atividades e procedimentos que movem as esferas científica, de divulgação científica e escolar;
- Reconhecimento da importância do domínio dessas práticas para a compreensão do mundo físico e da realidade social, para o prosseguimento dos estudos e para formação para o trabalho;
- Desenvolvimento de
habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos na leitura/escuta e
produção de textos pertencentes a gêneros relacionados ao estudo, à pesquisa e
à divulgação científica.
As melhores formas de uma
Pesquisa
O campo de pesquisa das
práticas de estudos é voltado na forma de pesquisas cientificas e divulgação,
quando falamos sobre esses campos de pesquisas e as práticas de estudos,
pode-se observar que desenvolve uma habilidade de aprendizagens e um
procedimento que envolve a leitura e a escrita, habilitando-se a escrita e a
produção de textos, destacando os gêneros de estudos. Esses gêneros são
indicados em: listas, agendas, calendário e assim por diante. Quando
especificamos o campo de atividades, e que seja comunicativa, a função do tema
terá uma finalidade de produção, por tanto o aluno terá que desenvolver a
habilidade que seu professor ou professora tenha sugerido. E esses meios de
habilidades envolve a práticas de estudos do professor, tanto em leituras, e na
escrita, e o aluno terá que reconhecer esses meios.
É possível observar que uma pesquisa se realiza por parte de
um bom trabalho, a metodologia de uma pesquisa elaborar um meio reforçado, de
acordo a relevância do profissional, a experiência de estudos pode conter
características de campo e amplamente utiliza uma ciência de diversas áreas de
estudos. Então podemos observar que todas as características se conferem a
atividade ao pesquisador, havendo uma certa complexidade para a obtenção de
dados, havendo assim consequências que surgi atenção ao formular sua pesquisa
de campo.
Esses meios de pesquisas, depende de como está sendo o seu
tema pesquisado, e uma boa qualidade de pesquisa é essencial para um bom
resultado. Bom, então vamos ao assunto que mais importa, os gêneros, que se situa
em documentários, havendo descrição de etapas e produção, descrever interpretar
o mundo de experiencias coletivas, resultando assim um bom trabalho, que
envolve soluções e ordenações de informações.
O campo de pesquisa como dito, pode ser elaborado em varias
etapas, sendo assim podendo ajudar futuramente em uma profissão, o professor é
de responsabilidade ter em seu conhecimento a base desse ensinamento, de acordo
algumas pesquisas elaboradas, o campo consiste em pesquisar, elaborar, a
entrevista no caso é quando atua o entrevistador ao campo de pesquisa, ou seja,
que poderá ser feito no escritório, por telefone, e-mails, a internet ou ate no
correio. Existe um processo de pesquisa, que define qual o problema e a
questão, podendo desenvolver um formulário padrão para a entrevista, ou algo
que define o seu campo de pesquisa.
Gênero Resumo
Trata-se
de um texto em que são dispostos e apresentados os pontos essenciais, ideias ou
fatos principais que foram desenvolvidos no decorrer de outro texto. Esses
pontos são expostos de forma abreviada, sempre respeitando a ordem em que
aparecem no texto resumido. Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas
linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Quando
reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos
dele.
Quais são os 3 tipos de resumo?
Resumo Indicativo. Resume
somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos
oferecidos do texto original.
Resumo Informativo.
Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no
texto original.
Resumo Crítico. Chamado
de resenha ou recensão, ele resume as informações do texto original, aos quais
são acrescentadas as opiniões do autor e de quem escreve o resumo.
Características do
resumo:
- Sintetiza o texto preservando integralmente suas ideias.
- Preocupação com os elementos da textualidade inerentes à construção textual, como coerência e coesão e hierarquização das ideias do autor.
- Não é permitido, em um
resumo, emitir comentários pessoais sobre o texto resumido.
- Variantes na estrutura
do texto são permitidas quando não há a exigência de um resumo formal.
- Colar as ideias do
autor não são permitidas. Quando for necessário, que seja feito em forma de
citação com os devidos créditos (autor e página).
-Diferentemente do que
acontece com o esquema, o resumo é formado por frases que apresentam sentido
completo, e não apenas tópicos.
- É classificado em
indicativo ou descritivo, informativo ou analítico e crítico.
Informações sobre o
gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é, em geral,
para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser
conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se
evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer
cópia salteada de trechos do texto-fonte, tampouco copiar o começo de cada
parágrafo é fundamental compreender o sentido global do texto, para que se
possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).
Referencias:
https://www.estudopratico.com.br/genero-textual-resumo
https://www.todamateria.com.br/resumo-de-texto/
https://www.portugues.com.br/redacao/o-esquema-resumo
https://www.escrevendoofuturo.org.br/
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