quarta-feira, 24 de março de 2021

Campo das práticas de estudos e pesquisa: Gênero Resumo

 Campo das práticas de estudos e pesquisa


 Gênero Resumo

Componente curricular- Letras/ Língua Portuguesa

Coordenadora: Adriana Carvalho Capuchinho

Supervisora :Suely Amorim de Matos Oliveira

Discentes: Yury Bezerra Burjack

Pâmela Cintia Pereira Lopes

                                                            Tatiane Da Silva Matos


Campo das práticas de estudo e pesquisa (p. 148)

 

Trata-se de ampliar e qualificar a participação dos jovens nas práticas relativas ao estudo e à pesquisa, por meio de:

- Compreensão dos interesses, atividades e procedimentos que movem as esferas científica, de divulgação científica e escolar;

- Reconhecimento da importância do domínio dessas práticas para a compreensão do mundo físico e da realidade social, para o prosseguimento dos estudos e para formação para o trabalho; 

- Desenvolvimento de habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos na leitura/escuta e produção de textos pertencentes a gêneros relacionados ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica.

 

As melhores formas de uma Pesquisa

    O campo de pesquisa das práticas de estudos é voltado na forma de pesquisas cientificas e divulgação, quando falamos sobre esses campos de pesquisas e as práticas de estudos, pode-se observar que desenvolve uma habilidade de aprendizagens e um procedimento que envolve a leitura e a escrita, habilitando-se a escrita e a produção de textos, destacando os gêneros de estudos. Esses gêneros são indicados em: listas, agendas, calendário e assim por diante. Quando especificamos o campo de atividades, e que seja comunicativa, a função do tema terá uma finalidade de produção, por tanto o aluno terá que desenvolver a habilidade que seu professor ou professora tenha sugerido. E esses meios de habilidades envolve a práticas de estudos do professor, tanto em leituras, e na escrita, e o aluno terá que reconhecer esses meios.

         É possível observar que uma pesquisa se realiza por parte de um bom trabalho, a metodologia de uma pesquisa elaborar um meio reforçado, de acordo a relevância do profissional, a experiência de estudos pode conter características de campo e amplamente utiliza uma ciência de diversas áreas de estudos. Então podemos observar que todas as características se conferem a atividade ao pesquisador, havendo uma certa complexidade para a obtenção de dados, havendo assim consequências que surgi atenção ao formular sua pesquisa de campo.

         Esses meios de pesquisas, depende de como está sendo o seu tema pesquisado, e uma boa qualidade de pesquisa é essencial para um bom resultado. Bom, então vamos ao assunto que mais importa, os gêneros, que se situa em documentários, havendo descrição de etapas e produção, descrever interpretar o mundo de experiencias coletivas, resultando assim um bom trabalho, que envolve soluções e ordenações de informações.

         O campo de pesquisa como dito, pode ser elaborado em varias etapas, sendo assim podendo ajudar futuramente em uma profissão, o professor é de responsabilidade ter em seu conhecimento a base desse ensinamento, de acordo algumas pesquisas elaboradas, o campo consiste em pesquisar, elaborar, a entrevista no caso é quando atua o entrevistador ao campo de pesquisa, ou seja, que poderá ser feito no escritório, por telefone, e-mails, a internet ou ate no correio. Existe um processo de pesquisa, que define qual o problema e a questão, podendo desenvolver um formulário padrão para a entrevista, ou algo que define o seu campo de pesquisa.

Gênero Resumo

            Trata-se de um texto em que são dispostos e apresentados os pontos essenciais, ideias ou fatos principais que foram desenvolvidos no decorrer de outro texto. Esses pontos são expostos de forma abreviada, sempre respeitando a ordem em que aparecem no texto resumido. Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Quando reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos dele.

         Quais são os 3 tipos de resumo?

Resumo Indicativo. Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original.

Resumo Informativo. Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original.

Resumo Crítico. Chamado de resenha ou recensão, ele resume as informações do texto original, aos quais são acrescentadas as opiniões do autor e de quem escreve o resumo.

 

Características do resumo:

- Sintetiza o texto preservando integralmente suas ideias.

- Preocupação com os elementos da textualidade inerentes à construção textual, como coerência e coesão e hierarquização das ideias do autor.

- Não é permitido, em um resumo, emitir comentários pessoais sobre o texto resumido.

- Variantes na estrutura do texto são permitidas quando não há a exigência de um resumo formal.

- Colar as ideias do autor não são permitidas. Quando for necessário, que seja feito em forma de citação com os devidos créditos (autor e página).

-Diferentemente do que acontece com o esquema, o resumo é formado por frases que apresentam sentido completo, e não apenas tópicos.

- É classificado em indicativo ou descritivo, informativo ou analítico e crítico.

    Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo é fundamental compreender o sentido global do texto, para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Referencias:

https://www.estudopratico.com.br/genero-textual-resumo

https://www.todamateria.com.br/resumo-de-texto/

https://www.portugues.com.br/redacao/o-esquema-resumo

https://www.escrevendoofuturo.org.br/

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário