quarta-feira, 24 de março de 2021

CAMPO JORNALÍSTICO/MIDIÁTICO. 

por Tatyany Mota Rodrigues.

Campo Jornalístico Midiático- tem como objetivo ampliar e classificar a participação de crianças, adolescentes e jovens nas práticas relativas a informação e opinião, que estão no centro da esfera da  jornalística/midiática. Para além de construir conhecimentos e desenvolver habilidades envolvidas na escuta, leitura e produção de textos que circulam no campo, é também de poder propiciar experiências que despertem uma sensibilidade aos fatos que ocorrem em sua comunidade, cidade e no mundo e que afetam a vida das pessoas. Consequentemente incorporar a rotina dos jovens a busca pelos mais diversos gêneros jornalísticos para que possam desenvolver sua autonomia na produção de texto de opinião e desenvolvam seu senso crítico e possam participar de debates de forma ética e respeitosa.

Vários são os gêneros possíveis de serem trabalhados em atividades de leitura e produção de textos; Noticia em que pode estar inseridos, álbum noticioso, carta ao leitor, entrevista, etc. Reportagem, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denuncia, artigo de opinião, editorial, resenha crítica, crônica, comentário, debate, vlog noticioso, vlog cultural, meme, charge, charge digital, politica remix, anuncio publicitário, propaganda, jingle, spot, dentre outros. Sugere-se que a cada ano seja comtemplado gêneros que lidem com a informação, opinião e apreciação, típicos do letramento da letra impressa e gêneros multissemióticos e hipermidiáticos, próprios da cultura digital e das culturas juvenis.


Vejamos alguns propostas a partir do Gênero Notícia:


Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens.


As principais características deste Gênero são;

  • Texto de cunho informativo,

  • Textos descritivos e/ou narrativos, 

  •  Textos relativamente curtos, 

  • Veiculado nos meios de comunicação , 

  • Linguagem formal, clara e objetiva,  

  • Textos com títulos (principal e auxiliar), 

  • Textos em terceira pessoa (impessoais), 

  • Discurso indireto,

  • Fatos reais, atuais e cotidianos.

A estrutura básica de uma Noticia é composta por;

  1. Título Principal e Título Auxiliar; A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo: Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal) Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)

  2. Lide; Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque? Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia.

  3. Corpo da Notícia; trata-se de todo o restante da notícia.


Existem diferentes Tipos de Notícia:

  1. Reportagem; É um texto oral ou escrito que trabalha de forma abrangente e investigativa um fato ocorrido (O quê?, Como?, Quando?, Onde?, Porquê?, Quem?). Apresenta linguagem formal, objetiva e impessoal.
  2. A notícia; Se caracteriza pela impessoalidade, linguagem formal e por ser considerada uma reportagem curta.
  3. A Entrevista; Sempre acontece no formato pergunta e resposta, escrita ou falada.
  4. O Artigo de Opinião; Texto opinativo que apresenta comentários e análises críticas; muitas vezes irônico.
  5. A Crônica; Narrativa curta, que te conta histórias verídicas ou não. Pode falar sobre vários temas (policial, esportiva); aproxima o leitor da leitura e do assunto tratado, costumam ser fáceis de ler e criativas.
  6. A Coluna; É um texto regular em um jornal ou revista; de tema variado, contém a opinião explícita do autor que a assina. Podem ser editorial, crítica, de humor e fofoca.
  7. A Resenha; É aquele texto que muitas vezes te ajuda a entender uma obra literária, ou saber se aquele filme que todo mundo anda falando é realmente bom. Ela te apresenta um texto, um filme, um livro, uma peça de teatro de forma crítica.

Uma pergunta ainda deve ser feita, " O QUE SÃO OS TEXTOS JORNALÍSTICOS?


Os textos jornalísticos são basicamente, todos aqueles veiculados em jornais, sites e revistas, além dos programas de notícias da televisão e do rádio. A característica em comum presente em todos os tipos de textos jornalísticos é o objetivo comum de informar o leitor, telespectador ou ouvinte sobre algum acontecimento ou fato. 

Nos dias de hoje, os textos jornalísticos são os mais lidos no mundo. Compreender este fato é fundamental, o quanto mais cedo melhor, por isso os textos jornalísticos fazem parte dos componentes curriculares em basicamente toda vida escolar. Como professores em formação faz-se necessário o aprofundamento deste tema, afim de construir uma familiaridade de seus alunos  com esse tipo de gênero, além de auxiliar em sua formação critica. 

Segue um vídeo que fala sobre a importância dos textos jornalísticos para educação básica:






Nenhum comentário:

Postar um comentário