quarta-feira, 24 de março de 2021

Campo atuação na vida pública: Gênero pesquisa de opinião

Escrito por: Ana Laura de Miranda e Silva 


Pesquisa de opinião e sala de aula.

O gênero pesquisa de opinião aparece na BNCC, no campo de atuação na vida pública. O gênero contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, instigando os mesmos a construção do conhecimento e a comunicação.  Realizei uma apresentação no dia 11/03/2021 para os meus colegas do PIBID a respeito do gênero pesquisa de opinião, explicando e exemplificando a importância do gênero em sala de aula.


O gênero pesquisa de opinião consiste em estratégias para levantar dados específicos de uma amostra de pessoas para saber a opinião das mesmas. A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais e qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas.

Em sala de aula podemos encontrar a pesquisa de opinião nas competências gerais da BNCC, como por exemplo na habilidade (EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.

O estudo da pesquisa de opinião em sala de aula tem grande importância, pois assim os alunos desenvolvem o senso crítico e de opinião própria, tanto em grupo como individualmente. Dessa forma, eles se sentem mais interessados em interagir, porque estão sendo ouvidos dentro do ambiente em que convivem diariamente.


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