Escrito por: Ana Laura de Miranda e Silva
Pesquisa de opinião e sala de aula.
O gênero pesquisa de opinião aparece na BNCC, no campo de atuação na vida pública. O gênero contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, instigando os mesmos a construção do conhecimento e a comunicação. Realizei uma apresentação no dia 11/03/2021 para os meus colegas do PIBID a respeito do gênero pesquisa de opinião, explicando e exemplificando a importância do gênero em sala de aula.
Em sala de aula podemos encontrar
a pesquisa de opinião nas competências gerais da BNCC, como por exemplo na
habilidade (EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em
práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas
vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções
urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor
uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse
texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses
presentes para a construção de sentidos.
O estudo da pesquisa de opinião
em sala de aula tem grande importância, pois assim os alunos desenvolvem o
senso crítico e de opinião própria, tanto em grupo como individualmente. Dessa
forma, eles se sentem mais interessados em interagir, porque estão sendo
ouvidos dentro do ambiente em que convivem diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário