Pibidianos: Clara, Leandro, Mayara e Patricia
Resumo da Oficina
O primeiro dia das oficinas fluiu de maneira relativamente tranquila. O professor, mais uma vez, nos levou até a turma para que pudesse fazer a ponte e nos apresentar aos alunos. Ao chegarmos, a turma ainda estava reunida, a mesma seria dividida em seguida para que cada grupo de pibidianos ficassem com uma média de 8/10 alunos. Com a sala ainda junta, usamos dos primeiros 10 minutos para introduzirmos o projeto das oficinas e o que o PIBID em si representa.
As turmas então se separaram e então fizemos uma segunda introdução, dessa vez apenas com os membros da nossa própria oficina, visando assim promover uma maior aproximação entre a turma, para que os alunos se sentissem mais à vontade durante o restante da aula e também nas seguintes. Reforçamos também o objetivo do projeto e o resultado que esperávamos até o concluir da oficina, fizemos questão de deixar isso claro para que pudéssemos ter em mãos ao menos uma crônica de cada aluno, mesmo com vários obstáculos que poderiam ser encontrados.
Trouxemos para leitura em sala alguns exemplos de crônicas para que isso pudesse dar uma “clareada” na mente dos alunos, deixando-os mais próximos do real objetivo da oficina, eles pareceram gostar das crônicas, nós exploramos bastante as mesmas e procuramos sempre fazer com que os alunos buscassem quais características em comum encontravam em cada crônica, para que pudessem trazer para as suas. Foi um dia produtivo.
No segundo encontro, já com o gênero passado aos alunos, fizemos uma recapitulação do mesmo. Fazendo várias perguntas para os alunos fixarem o conteúdo. Em seguida, terminamos de ler uma crônica para assim os alunos entenderem melhor. Logo após, fizemos uma crônica coletiva, com a participação dos pibidianos e dos alunos. A crônica foi uma dinâmica e um exércicio de fixação.
No terceiro encontro, iniciamos às 13:50 a penúltima oficina. Os alunos pensaram e trouxeram de casa a respeito do que queriam falar sobre o lugar de onde vivem, sobre o que queriam escrever. Tivemos grandes resultados no início de suas produções, e eles concluíram em casa.
No quarto e último encontro, finalizamos as produções, fazendo as correções necessárias com os alunos, e fazendo esclarecimentos a respeito da escrita de uma crônica. Saíram crônicas belíssimas de diversas temáticas: terror, suspense, final feliz, etc. Os alunos gostaram dos resultados, gostaram de ver suas produções. E assim finalizamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário