quarta-feira, 10 de julho de 2019

Terceira oficina na Escola Estadual Alcides Rodrigues Aires

Relato sobre as oficinas com o gênero memórias literárias na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires com alunos do 7º ano.


         As oficinas aconteceram nos dias 22, 23 29 de maio, 5, 12 de julho. No primeiro encontro havia dez alunos, apresentamo-nos, pedimos para que se apresentassem, explicamos o que iríamos e fizemos perguntas prévias, com o fito de averiguar o que eles sabiam sobre memórias literárias, avisamos que faríamos a aula campo no dia seguinte, passaríamos pelo centro histórico e eles deveriam anotar o que acharam interessante, os pontos que passamos e algumas histórias para auxiliar na produção que faríamos na semana seguinte.
     Como combinado fomos à aula-campo no Centro histórico de Porto Nacional guiados pela graduanda Danielle do curso de geografia participante do projeto roteiro geo-turístico. Foi ensinado sobre a criação da cidade, as primeiras famílias, a construção da catedral, sobre a estrutura das casas, fomos à Catedral, ao seminário, Museu, Comsaúde e em cada lugar aprendíamos bastante. Os alunos gostaram muito, apesar de a maioria ter nascido em Porto Nacional, a maioria não havia ido ao centro histórico.


      No encontro seguinte, aprofundamo-nos no tocante a explicação sobre o gênero, explicamos como deveria ser feito, mostramos as características principais e apresentamos alguns exemplos. Perguntamos se eles haviam feito a entrevista e começamos a compartilhar as entrevistas, as experiências da visita ao centro histórico e a os alunos que não foram ou que não tinha feito a entrevista auxiliamos a criar uma história, respeitando as características do gênero.
       O fato de ser poucas horas juntos dificultou a elaboração dos textos, diferentemente das oficinas passadas que foram realizadas no contraturno. Estávamos no penúltimo encontro e ainda muitos não haviam começado a escrever, outros já estavam quase terminando. Sentamos com cada um, com o fito de além de ajudar na produção do texto, pudéssemos identificar as dificuldades deles, bem como o auxílio nas questões gramáticas.
     No último dia de oficina, levamos os textos com algumas correções para que eles passassem a limpo, outros ainda precisavam concluir os textos, com esses precisamos fazer um trabalho ainda mais colaborativo. Por fim, todos entregaram os textos e despediram-se com abraços e agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário