sexta-feira, 3 de maio de 2019

Relato de experiências das oficinas no CEM Florêncio Aires: Genêro Textual Crônicas

No dia 27/03 fomos designados até a escola CEM Florêncio Aires para o inicio das oficinas acerca do gêneros textuais, cada um dos grupos com um gênero em especifico para ser trabalhado com um número "X" de alunos participantes do PIBID. 
Inicialmente foi realizada a explicação do conceito de "Crônica" usando slides e realizando um debate com os estudantes sobre seus conhecimentos prévios em relação ao tema, após as explicações os alunos escolheram por autonomia o grupo representante do gênero que gostariam de participar.

Aqueles que escolheram "crônicas" foram levados a uma sala ao lado para uma melhor abordagem do trabalho a ser realizado, os pibidianos responsáveis leram uma crônica "A bola" de Luís Fernando Veríssimo para servir como aporte teórico e inspiração, questionando em seguida os alunos o que o mesmos entenderam e acharam interessante em relação a historia.

Passo a passo da realização de uma crônica foi explicado e em seguida, solicitado que os mesmos desenvolvessem sua própria de acordo com a criatividade e com as dicas para se manter fiel ao gênero. Os alunos pareciam ansiosos e animados com a ideia de criar seu próprio texto. A oficina foi finalizada com a leitura dos textos em voz alta.


No dia 03/04 houve o retorno para a realização da segunda oficina, realizando uma recapitulação do ocorrido na semana anterior, e criando uma explicação usando outro gênero, como um elemento comparativo para sanar maiores duvidas que apareceram durante a criação do texto.


No dia 10/04 acontece a terceira oficina, iniciando com uma dinâmica de comandos, algo que nos ajudou a conhecer a realidade e vida pessoal de cada um dos alunos, pode-se notar que os mesmos expressam seus desejos,sonhos e medos através de sua própria criatividade, em seguida solicitamos que os estudantes rescrevessem suas cronicas agora que obtiveram um entendimento maior sobre o gênero e instruções de como melhorar o texto. Para finalizar foi realizada uma ultima dinâmica sobre procurar alguém que possui alguma semelhança com o seu eu, ajudando-os a conhecer melhor seu colega de turma, semelhanças e diferenças.

A ultima oficina realizada no dia 17/04 foi uma ultima culminância, reunindo todos os textos escritos, solicitando que novamente os estudantes reescrevessem suas crônicas como um texto final, com o proposito de colar o texto no mural da escola para uma exposição, todos os alunos se sentiram orgulhosos de seus respectivos trabalhos, após a finalização da reescrita, houve um lanche providenciado pelos responsáveis do PIBID e coordenadora para um momento de descontração com todos os estudantes dos dois grupos.


A experiência nas oficinas do PIBID, foi bastante realizador, podemos aprender com a realidade dos alunos participantes, uma troca de experiência, momentos de descontração, quebra de paradigmas e possibilitamos um aproveitamento maior do gênero textual a ser trabalhado de forma que os estudantes se sentissem ouvidos e sua criatividade fosse levada em conta.

PIBIDIANOS Envolvidos: Ada, Gustavo, Matheus, Mylena e Thaís
Coordenadora: Gracivânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário