Por Romildo Camelo
Alunos:Juliana Souza Rocha, José Neto Francisco Soares e Romildo Camelo Fernandes Junior
O projeto de oficina do gênero poema começou na
reunião dos membros do pibid, onde iríamos escolher os temas de cada oficina e
dividir os grupos. Os gêneros textuais escolhidos para essa etapa do Pibid foram crônicas, poema e memórias. Os grupos acabaram sendo escolhidos com base
na preferência individual de cada participante com o tema. Os integrantes
responsáveis da oficina do gênero poema realizada na Escola Alcides foram os
alunos Juliana Souza Rocha, José Neto Francisco Soares e Romildo Camelo Fernandes
Junior. Após esse período de escolha de grupos e temas fomos para uma rápida
discussão com os membros da oficina e a partir disso desenvolvemos a sequência
didática para ser utilizada na escola. Mas em meio a tudo isso acabou surgindo
uma certa preocupação dos integrantes do grupo, pois as turmas aos quais
iríamos trabalhar seriam alunos do 5º ano do ensino fundamental, pela idade dos
alunos ficamos receosos de como um gênero tão detalhado seria aceito por
crianças pequenas.Alunos:Juliana Souza Rocha, José Neto Francisco Soares e Romildo Camelo Fernandes Junior
No primeiro dia de oficina nos encontramos com
os alunos na sala de informática do colégio eram ao todo dez alunos. Então
começamos com uma explicação sobre poemas, rimas e algumas, e algumas figuras
de linguagem, logo já começamos a primeira produção. Dividimos os alunos em
grupos separados pela sala para podermos interagir com eles de forma mais
dinâmica, a primeira produção consiste nos alunos fazerem um poema com apenas
as informações que eles possuíam até aquele momento. Passado a primeira
atividade distribuímos poemas para podermos analisar sua estrutura, o que foi
um pouco difícil pois eram crianças se deparando com algo completamente novo
para elas. Após isso passamos para a atividade final do dia que era a produção
do cartaz que iriamos futuramente anexar as produções dos alunos. Provavelmente
por ser uma atividade onde eles iriam trabalhar com tinta guache, foi o momento
onde ele mais interagiram entre si e também acredito que foi nesse
momento em que eles quebraram um pouco do gelo em relação a nós, pois durante a
maior parte do dia eles ficaram quietos ouvindo e de vez em quando se
manifestavam com alguma dúvida.
No segundo encontro fomos para uma sala de aula.
Esse dia foi provavelmente o mais complicado para nós pois fomos explicar as
estruturas dos poemas e alguns tipos diferentes de poemas. A maioria dos alunos
não estava muito atenta nesse dia, pois estavam o tempo todo conversando entre
si e fazendo brincadeiras. A todo momento eles perguntavam a que horas iria
acabar. No final fizemos alguns exercícios mas até mesmo na hora desse
exercícios foi um pouco complicado pois a maioria não estava interessada em
fazer, mas sim interessados na aula de educação física que eles estavam perdendo para conseguirem terminar todas as atividades.
No terceiro dia prosseguimos com a explicação sobre os tipos as
estruturas do poema, vimos vídeos de poemas cantados e cordéis. Fizemos algumas
produções em grupo e analisamos um poema de Ruth Rocha, ‘’Pessoas são
diferentes’’. O dia foi mais tranquilo, todos participaram e se envolveram nas
atividades. No final da oficina começaram as produções finais, conseguimos
agilizar um pouco, mas ainda sim percebemos uma dificuldade ao desenvolver os
poemas dentro da estrutura apresentada. Professora Rubra nos auxiliou e levou
um livro de cordel para lermos em grupo. Os alunos fizeram uma roda e cada um
leu uma página. Foi entregue um caderninho artesanal para eles anotarem o que
de interessante estavam nos poemas. Nesse dia também falamos sobre a história
do Tocantins e Porto Nacional. Quando o tempo foi encerrado e tivemos que
pausar a leitura, eles pediram pra continuar. No final acabou sendo um dia bem
produtivo.
No último
dia tivemos apenas 1 hora para terminar a produção final, muitos alunos
chegaram atrasados, mas todos concluíram no tempo, e se demonstraram
satisfeitos com seus trabalhos. Cada integrante acompanhou um grupo, e fomos
analisando e pedindo para eles refletirem sobre as palavras selecionadas e
também os auxiliamos para eles complementarem seus trabalhos com rimas e
figuras de linguagem. No final acreditamos que apesar de ter sido um tema
complicado, devido a idade dos alunos e a fácil dispersão, Mas no final
sentimos que eles conseguiram compreender a proposta. Ao final dos trabalhos
houve a apresentação dos poemas para escola, os alunos de todas as turmas se
reuniram no galpão e os que participaram das oficinas apresentaram os trabalhos
desenvolvidos. Crônicas, memórias e poemas
Nenhum comentário:
Postar um comentário