sexta-feira, 3 de maio de 2019

Oficina Poemas - Col. Profa Alcides R. Aires


Por Romildo Camelo
Alunos:Juliana Souza Rocha, José Neto Francisco Soares e Romildo Camelo Fernandes Junior
   O projeto de oficina do gênero poema começou na reunião dos membros do pibid, onde iríamos escolher os temas de cada oficina e dividir os grupos. Os gêneros textuais escolhidos para essa etapa do Pibid foram crônicas, poema e memórias. Os grupos acabaram sendo escolhidos com base na preferência individual de cada participante com o tema. Os integrantes responsáveis da oficina do gênero poema realizada na Escola Alcides foram os alunos Juliana Souza Rocha, José Neto Francisco Soares e Romildo Camelo Fernandes Junior. Após esse período de escolha de grupos e temas fomos para uma rápida discussão com os membros da oficina e a partir disso desenvolvemos a sequência didática para ser utilizada na escola. Mas em meio a tudo isso acabou surgindo uma certa preocupação dos integrantes do grupo, pois as turmas aos quais iríamos trabalhar seriam alunos do 5º ano do ensino fundamental, pela idade dos alunos ficamos receosos de como um gênero tão detalhado seria aceito por crianças pequenas.

  No primeiro dia de oficina nos encontramos com os alunos na sala de informática do colégio eram ao todo dez alunos. Então começamos com uma explicação sobre poemas, rimas e algumas, e algumas figuras de linguagem, logo já começamos a primeira produção. Dividimos os alunos em grupos separados pela sala para podermos interagir com eles de forma mais dinâmica, a primeira produção consiste nos alunos fazerem um poema com apenas as informações que eles possuíam até aquele momento. Passado a primeira atividade distribuímos poemas para podermos analisar sua estrutura, o que foi um pouco difícil pois eram crianças se deparando com algo completamente novo para elas. Após isso passamos para a atividade final do dia que era a produção do cartaz que iriamos futuramente anexar as produções dos alunos. Provavelmente por ser uma atividade onde eles iriam trabalhar com tinta guache, foi o momento onde ele mais interagiram entre si e também acredito  que foi nesse momento em que eles quebraram um pouco do gelo em relação a nós, pois durante a maior parte do dia eles ficaram quietos ouvindo e de vez em quando se manifestavam com alguma dúvida.
          


      No segundo encontro fomos para uma sala de aula. Esse dia foi provavelmente o mais complicado para nós pois fomos explicar as estruturas dos poemas e alguns tipos diferentes de poemas. A maioria dos alunos não estava muito atenta nesse dia, pois estavam o tempo todo conversando entre si e fazendo brincadeiras. A todo momento eles perguntavam a que horas iria acabar. No final fizemos alguns exercícios mas até mesmo na hora desse exercícios foi um pouco complicado pois a maioria não estava interessada em fazer, mas sim interessados na aula de educação física que eles estavam perdendo para conseguirem terminar todas as atividades. 
         No terceiro dia prosseguimos com a explicação sobre os tipos as estruturas do poema, vimos vídeos de poemas cantados e cordéis. Fizemos algumas produções em grupo e analisamos um poema de Ruth Rocha, ‘’Pessoas são diferentes’’. O dia foi mais tranquilo, todos participaram e se envolveram nas atividades. No final da oficina começaram as produções finais, conseguimos agilizar um pouco, mas ainda sim percebemos uma dificuldade ao desenvolver os poemas dentro da estrutura apresentada. Professora Rubra nos auxiliou e levou um livro de cordel para lermos em grupo. Os alunos fizeram uma roda e cada um leu uma página. Foi entregue um caderninho artesanal para eles anotarem o que de interessante estavam nos poemas. Nesse dia também falamos sobre a história do Tocantins e Porto Nacional. Quando o tempo foi encerrado e tivemos que pausar a leitura, eles pediram pra continuar. No final acabou sendo um dia bem produtivo.
   No último dia tivemos apenas 1 hora para terminar a produção final, muitos alunos chegaram atrasados, mas todos concluíram no tempo, e se demonstraram satisfeitos com seus trabalhos. Cada integrante acompanhou um grupo, e fomos analisando e pedindo para eles refletirem sobre as palavras selecionadas e também os auxiliamos para eles complementarem seus trabalhos com rimas e figuras de linguagem. No final acreditamos que apesar de ter sido um tema complicado, devido a idade dos alunos e a fácil dispersão, Mas no final sentimos que eles conseguiram compreender a proposta. Ao final dos trabalhos houve a apresentação dos poemas para escola, os alunos de todas as turmas se reuniram no galpão e os que participaram das oficinas apresentaram os trabalhos desenvolvidos. Crônicas, memórias e poemas

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