Autores: Micaella Fernandes e Thatiellen Almeida
“É melhor debater uma ideia sem resolvê-la do que resolver uma questão sem
debatê-la” Joseph Jouber
O debate é um gênero textual de cunho opinativo que se insere nas práticas de oralidade de uma comunidade, tendo como ação social de fundo uma discussão entre as partes com base em argumentos ou exposição de razão. É um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida.
Uma das principais características do debate é tratar de gêneros polêmicos e procurar através da exposição de ideias fundamentadas em fatos e dados coerentes para a resolução da questão. O debate é composto pelos debatedores, o mediador e o público, podendo ou não ter júris e é organizado de forma que cada debatedor tenha um tempo determinado para expor seus argumentos utilizando uma linguagem clara, concisa e respeitosa.
Promover o debate em sala de aula é dar oportunidade para que o aluno construir, desconstruir e reconstruir as representações que ele tem como verdades absolutas. Outras possibilidades permitidas pelo debate são a análise das construções linguísticas existentes nos discursos que permeiam a sociedade; o contato do aluno com as mídias e, consequentemente, com dados, notícias verídicas ou não que permite o uso da consciência crítica para distinguir o que pode ou não ser usado como argumento sobre os mais diferentes assuntos.
Outro ponto importante a ser destacado é o trabalho em conjunto que se faz quando em debate, pois é necessário respeitar as regras do debate, bem como todos os participantes envolvidos nessa prática discursiva. Esse intercâmbio de ideias permite que ao longo do debate, com a exposição de diferentes ideias e opiniões devidamente fundamentadas e expostas de forma respeitosa e democrática o aluno tenha a oportunidade de rever suas próprias opiniões e de elaborar em conjunto com os colegas a resolução para uma determinada problemática.
Vejamos um exemplo de como organizar um debate :
Nenhum comentário:
Postar um comentário