sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Vivências Iniciais no PIBID

Das primeiras reuniões do PIBID foram possíveis compreender um pouco sobre este programa de iniciação à docência, trazendo um melhor entendimento sobre as atividades que serão realizadas durante o projeto, assim como das diretrizes escolares: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O que proporciona a nós enquanto professores em formação um olhar multidisciplinar e nos aproxima da realidade escolar da educação básica, contribuindo desse modo para que estejamos atentos as questões sociais, culturais e desafios pedagógicos diante das diferentes necessidades dos alunos.  

A BNCC apresenta as diretrizes gerais para o ensino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sendo organizada por vários profissionais de áreas de conhecimentos diversas. Destacamos, os quatros eixos temáticos da Língua Portuguesa que são - Leitura, Produção de textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica - que juntos formam as práticas de linguagem permitindo uma maior e melhor apropriação e discussão acerca da língua, abordando assim linguística e literatura. Trazendo a integração desses eixos numa educação mais dinâmica e complexa, instigando a criatividade, o poder de crítica e reflexão nos alunos, conforme a série/etapa do ensino.  

Quanto a PPP este nos permitiu aprofundar um pouco mais sobre a história da escola, bem como saber sobre os recursos didáticos, estruturais e profissionais que fazem parte do percurso histórico escolar e cultural-social. Entendendo como esta se integra dentro da sociedade e, também, a importância desta na formação inicial dos alunos nos anos finais do ensino fundamental.  

Portanto, o início das atividades no PIBID, parte de um lado como um processo de adaptação ao contexto pandêmico e por outro lado a formação inicial dos pibidianos, através do uso das tecnologias digitais a fim de compreender o pouco das situações escolares e das legislações e planejamento dos conteúdos, conforme cada ano letivo.   


 

Jardeane R. Araújo 

Yury Burjack  

Nenhum comentário:

Postar um comentário