quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

PIBID e minhas expectativas

Quando eu estava no ensino médio tive a oportunidade de participar junto com os alunos do curso de Letras da UFT porto do Pibid, fomos ate a universidade conhecermos o projeto e foi muito bom.
O Programa é bem importante para nós conhecermos formas de lidar com o geral de uma escola  antes de atuar como professores em sala de aula. É um importante passo para nós como alunos. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Pibid

 É uma riqueza muito grande para minha carreira e para minha formação participar do PiBid. Em meio a pandemia criamos meios de nos manter em comunicação, além do grupo no whatsapp, temos a ferramenta do aplicativo Meet e o Edmodo. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Vivências Iniciais no PIBID

Das primeiras reuniões do PIBID foram possíveis compreender um pouco sobre este programa de iniciação à docência, trazendo um melhor entendimento sobre as atividades que serão realizadas durante o projeto, assim como das diretrizes escolares: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O que proporciona a nós enquanto professores em formação um olhar multidisciplinar e nos aproxima da realidade escolar da educação básica, contribuindo desse modo para que estejamos atentos as questões sociais, culturais e desafios pedagógicos diante das diferentes necessidades dos alunos.  

A BNCC apresenta as diretrizes gerais para o ensino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sendo organizada por vários profissionais de áreas de conhecimentos diversas. Destacamos, os quatros eixos temáticos da Língua Portuguesa que são - Leitura, Produção de textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica - que juntos formam as práticas de linguagem permitindo uma maior e melhor apropriação e discussão acerca da língua, abordando assim linguística e literatura. Trazendo a integração desses eixos numa educação mais dinâmica e complexa, instigando a criatividade, o poder de crítica e reflexão nos alunos, conforme a série/etapa do ensino.  

Quanto a PPP este nos permitiu aprofundar um pouco mais sobre a história da escola, bem como saber sobre os recursos didáticos, estruturais e profissionais que fazem parte do percurso histórico escolar e cultural-social. Entendendo como esta se integra dentro da sociedade e, também, a importância desta na formação inicial dos alunos nos anos finais do ensino fundamental.  

Portanto, o início das atividades no PIBID, parte de um lado como um processo de adaptação ao contexto pandêmico e por outro lado a formação inicial dos pibidianos, através do uso das tecnologias digitais a fim de compreender o pouco das situações escolares e das legislações e planejamento dos conteúdos, conforme cada ano letivo.   


 

Jardeane R. Araújo 

Yury Burjack  

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

As 10 competências da BNCC

 

Autoras: Micaella Fernandes e Thatiellen Almeida Ribeiro


A Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, elencou uma série de competências gerais para a Educação Básica. Essas competências têm como finalidade principal garantir o desenvolvimento da criança e do adolescente nos âmbitos socioemocionais, políticos e pedagógicos a fim de prepará-los para o exercício pleno de sua cidadania dentro e fora do ambiente escolar.

Para melhor compreender como se organizam essas competências é preciso conceituar o termo. Segundo a BNCC, competência se explica como:

"a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho." (BNCC, P. 10, 2019)


Já conceituado este termo, faz-se importante ressaltar que as dez competências gerais inter-relacionam-se e permeiam as três etapas da Educação básica, contribuindo na construção de conhecimentos, habilidades e afirmação de valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996). Após as definições e considerações iniciais, partimos para as competências em si e suas implicações. 


COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA


1. Valorização e utilização dos conhecimentos socioculturais, geopolíticos e digitais para auxiliar na compreensão e explicação da realidade vivenciada pelo discente em um ensino continuado que visa colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 


2. Ensino do uso das abordagens científicas para o exercício da curiosidade intelectual, com base nos conhecimentos de diversas áreas, para despertar a afinidade dos alunos com a iniciação e os processos científicos. 


3. Valorização, fruição e participação nas diversas manifestações artístico-culturais, das locais às mundiais.


4. Utilização das diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produção de sentidos que colaboram para o entendimento mútuo.


5. Domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas sociais de forma crítica, reflexiva e ética com o intuito do protagonismo individual e coletivo dos discentes. 


6. Valorização da diversidade de saberes e vivências culturais que possibilitam o compartilhamento de experiências individuais e coletivas entendendo as relações próprias do mundo do trabalho, preconizando o exercício da cidadania e o projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.



7. Argumentação baseado em fatos, dados e informações confiáveis, para que ocorra um diálogo entre diferentes ideais, respeitando e promovendo os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em todos os âmbitos, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.


8. Autocuidado físico e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e utilizando-se da inteligência emocional.


9. Exercício das habilidades socioemocionais e comunicativas promovendo o respeito aos direitos humanos e as diversidades.


10. Ação pessoal e coletiva baseado em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 


Após o exposto, fica claro que o intuito principal de desenvolver essas dez competências gerais durante o ensino, é a promoção da construção e exercício da democracia, através da Educação, em conjunto com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, político-culturais do discente, para exercício pleno de sua cidadania, dentro e fora do ambiente escolar para contribuir com a mudança social necessária.


Bibliografia 


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996

Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> acesso em: 18/01/2021 


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, P.10, 2019.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> acesso em: 18/01/2021 


sábado, 9 de janeiro de 2021

NOVAS FORMAS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ACADÊMICA

     


    O PIBID,  com seu objetivo de tornar um amplo vínculo entre os futuros mestres e a sala de aula da rede pública e privada. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Iniciamos em novembro de 2020 em meio ao tempo de Pandemia, em que ficamos reclusos socialmente, ocorrendo apenas a interação por meio de plataforma de estudos Google MEET, e EDMODO, uma nova forma de conhecimento por meio da tecnologia, abordando o contextos de interação na vida de um futuro professor e a realidade de cada escola assim transmitida por supervisores das unidades escolares recepcionadas. Conhecendo as escolas através do PPP,  Projeto Político Pedagógico (PPP), um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Introduzindo a interpretação LDB que seria A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação.