No dia 11 de setembro iniciamos um novo ciclo de oficinas na Escola Professora Alcides Rodrigues Aires. Havia quatorze alunos de turmas das turmas do 7º, 8º e 9º ano. Apresentamo-nos e explicamos o que iria ocorrer durante quatro encontros e dividimos o grupo em duas partes; os que ficaram com os pibidianos de Letras inglês para trabalhar com histórias em quadrinhos- HQ e os que ficariam conosco- Letras português, para aprender sobre o gênero notícia.
Procedemos conforme a seguinte sequência didática planejada:
Etapa
|
Objetivos
|
Procedimentos
|
Duração
|
Interação
|
Recursos
|
Apresentação dos participantes.
|
Estabelecer um vínculo inicial com os
alunos.
|
Organizar a sala em círculo e pedir
que cada um se apresente.
|
10 min
|
Ps - As
|
-------
|
Dinâmica
|
Promover a interação por meio do
gênero.
- Os alunos terão contato inicial com
o assunto, sem que saiba do que se trata.
|
Sortear diferentes temas para que os
alunos compartilhem notícias recentes que escutaram/leram acerca dos
assuntos.
|
20 min
|
Papel A4, Canetas.
|
|
Apresentação do tema e diagnóstico do
conhecimento prévio.
|
- O aluno poderá identificar as
principais características do gênero.
|
Leremos textos do gênero notícia, sem
que esteja especificado o gênero, e debateremos sobre as informações e
características.
|
45 min
|
Jornais, revistas,data show, caixa de
som.
|
|
Módulo 1
|
Os alunos deverão praticar a pesquisa
em campo para futuramente escreverem a notícia.
|
Levaremos os alunos à sala onde
estará ocorrendo uma oficina de HQ, para que anotem tudo o que estará
acontecendo. Formando assim, um banco de dados para uma escrita coletiva.
|
50 min
|
Papel, canetas.
|
|
Módulo 2
|
Cada aluno deverá produzir um texto a
partir de suas anotações.
A partir dessa produção inicial
iremos avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
|
Os alunos formarão duplas para
escreverem uma produção inicial com as situações que registraram.
|
30 min
|
Data show, notebook.
|
Após estabelecermos o contato inicial, sorteamos temas como racismo, queimadas, homofobia, setembro amarelo, com o fito de que os alunos elucidassem notícias que sabiam sobre o assunto, com isso tivemos a oportunidade de discutir por diversas temáticas importantes, bem como fazer alertas e mostrar a importância de compartilhar as situações. Após isso, fizemos as perguntas de pré-leitura e lemos notícias recentes sobre o acontecimentos o estado do Tocantins, pontuamos e explicamos as características do gênero proposto.
Em seguida, convidamos os alunos a irem à sala em que estava ocorrendo a oficina sobre HQ, pedimos que observassem atentamente tudo que ocorria, sem fazer nenhuma interferência. Passaram-se alguns minutos e retornamos ao Laboratório de informatica para que eles relatassem o que haviam observado, parabenizamos e mostramos que apesar de que estávamos no mesmo ambiente juntos cada um observou aspectos distintos.
Faltando alguns minutos para o término da aula, recapitulamos a explicação do gênero, das características e montamos uma curta notícia com as informações coletadas por eles. Finalizamos o encontro com os encaminhamentos de que eles deveriam levar na próxima aula revistas e jornais impressos.
Primeiro contato com todos os alunos e pibidianos no laboratório de informática. |
Oficina sobre o gênero notícia- momento de produção coletiva e identificação das características predominantes. |
Parabéns!
ResponderExcluir