Por Sabrina Glória de Jesus
Este relatório
tem por finalidade apresentar o desenvolvimento das realizações de oficinas
relacionadas ao gênero crônica na Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira
com a turma do 8° e 9° ano no período vespertino, teve como objetivo despertar
a participação e a criatividade dos alunos. Para nos auxiliar na apresentação e
pra um entendimento melhor dos alunos articulamos uma sequência didática, que
nos orientou e formulou um melhor desenvolvimento em sala. Como segundo
NOVERRAZ (2016), o objetivo de uma organização das atividades propostas é
fomentar um ensino e uma aprendizagem melhor.
Para tanto, nas oficinas foram desenvolvidas o gênero crônica, em que no
primeiro dia observamos o conhecimento prévio dos alunos dentro de uma
perspectiva de conversa identificando o grau de conhecimento dos alunos em
relação ao gênero e suas características e logo após apresentamos o gênero
textual crônica com base nas leituras do autor Portuense Edivaldo Rodrigues. No
segundo dia de oficina dando sequência ao dia anterior apresentamos os tipos de
crônicas existentes como, por exemplo, a jornalística, humorística, história
etc. Onde através do que foi apresentado em relação ao gênero propusemos uma
atividade a qual teria por finalidade a criação de uma crônica relacionada ao
tema lugar onde eu vivo, o qual seria usado na olimpíada de Língua Portuguesa.
Já na terceira oficina tivemos revisão e apresentação das crônicas produzidas
pelos alunos promovendo um diálogo com os mesmos acerca do tema. Em seguida
fizemos dinâmicas com balões na qual se tinha perguntas e respostas e
relacionados no que foi passado nos encontros anteriores. Por fim, no quarto e último
encontro houve uma socialização a respeito do gênero crônica e construção de um
mural para exposição de produções feitas pelos alunos em sala. Em relação ao
desenvolvimento dos alunos notamos um grande desempenho por parte de cada um em
vários aspectos, tanto na leitura em que no decorrer das oficinas eles foram
perdendo a timidez e participando cada vez mais, questionando e interagindo,
fazendo leituras das obras do autor Edivaldo Rodrigues quanto de suas próprias
escritas, no quesito escrita que por sua vez na produção inicial ela não
correspondia ao gênero crônica, já no último encontro em comparação ao primeiro
notou - se um desenvolvimento da questão escrita pertencente ao gênero, pois já
se adequava ao gênero textual.
Continuando o
trabalho anterior iniciado na mesma escola, desenvolvemos outra oficina essa
foi com o gênero textual Memórias, iniciamos a oficina com a apresentação do
grupo de Dividia-nos, em seguida apresentamos o gênero memória com base na
leitura do autor Edivaldo Rodrigues (livro: Memórias Ana e saberes) e
observamos o conhecimento prévio dos alunos, acerca do gênero e suas
características.
Dentro de uma
perceptiva de conversa identificamos o grau de conhecimento dos alunos em
relação ao gênero, expondo as características do gênero textual memória como ex:
Há comparações entre o presente e o passado, uso adequado do pretérito perfeito
e imperfeito. Na segunda oficina,
fizemos uma breve recapitulação de tudo que foi visto na oficina anterior e
entramos no desenvolvimento das produções das memórias dos alunos. Finalizamos
com um slide com imagens que representam a cultura indígena por meio da memória
do pibidiano Gustavo. Na terceira oficina realizamos dinâmicas relacionadas ao
gênero memória e prêmios para entretê-los.
Durante a ultima
oficina fizemos uma reflexão geral de tudo o que foi visto, em seguida
participaram da reescrita final e cada aluno leu sua memória para os demais
colegas. A experiência nas oficinas do Pibid, foi bastante realizador, podemos
aprender com cada realidade dos alunos e uma troca de experiências.
Foto: Primeiro
encontro
Foto 2: Primeiro encontro Foto 3 Segundo encontro Foto 4 Terceiro encontro
Foto: Quarto
encontro
Pibidianos: Alice Rocha, Sabrina Glória, Elzilene Rodrigues, Thaisa Borges e Gustavo Kanokrã.
REFERÊNCIAS
TEÓRICAS: Dolz, Noverraz e Schnewly 2004. BRASIL BNCC, 2018 e BRASIL LDB 1996
atualizada 2018
Parabéns grupo excelente postagem.
ResponderExcluir