quinta-feira, 11 de julho de 2019

O TECER DA MEMÓRIA: LEMBRANÇAS DE UM PORTO REAL

 

Texto da pibidiana Claudete Rocha Fernandes trabalhado em oficina para conhecimento das memórias literárias.

Tempos atrás um lugar eu comecei a explorar... chegando em Porto Nacional – TO com a minha bagagem de mão e uma filha no colo. Aqui cheguei. A estrada foi longa e repleta de desafios. Vim de terras distantes, com desejo de dias melhores. Como diziam os governantes da época o Tocantins era a terra dos girassóis onde o sol brilha para todos. O meu pai tinha uma pequena empresa nessa cidade. Fiquei feliz e, desde lá eu sou funcionária dele. Mas quando trabalhamos com parentes, muita decepção vem como consequência. O que era alegria hoje se tornou tristeza e amargura.

Os dias em Porto eram tranquilos. O lugar me pareceu ter muita história para contar. Os casarões, as igrejas e as estreitas ruas aconchegaram dias de paz e sem violência. Fiz muitos amigos e amigas. Conheci gente do bem e gente nem tão do bem assim. Passei muitas noites dançando e namorando no point Ilha Verde, que já não existe mais e que não era verde. Muita diversão, encontros e risadas nós cultivamos lá. Hoje são fios da memória. Lá eu ri, amei, chorei e beijei. Porto se mostrou um belo lugar. Mas as coisas mudam com o tempo e a cidade começou a ficar mais urbana. Chegava gente de todos os lados.

A calmaria foi cedendo espaço aos movimentos, ao progresso e às novidades. Universidades e escolas começaram a ser construídas. E com isso um desejo antigo meu foi despertado... o desejo de estudar e ser independente. Mas o meu pai foi a pedra do meu caminho. Mas eu não desisti! Porto Nacional foi palco das minhas melhores e piores lembranças. Esse lugar histórico nos envolve.

Quando cheguei nem orla a cidade tinha... quando olho 0ra trás vejo uma história de vida em consonância com a história de Porto. O progresso é lento... mas antes vagaroso e do que estar parado. Aquela pessoa das primeiras linhas desse texto, perdida, confusa, alegre triste, hoje ocupa um lugar na Universidade. Resistindo perante as adversidades. Estar em Porto é perceber que nada acontece em vão. A minha vida é como cada tijolo da igreja mais bela da região. Cada tijolo colocado com muito esforço. A dedicação compensa... é como assistir ao pôr do sol na orla da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário