ACADÊMICAS: JANAINE,
MICHELE E SIMONE
Dia 30 de janeiro de
2019, em reunião o
grupo do PIBID- Programa institucional de bolsas de iniciação a docência,
debatemos sobre os gêneros: crônicas, memórias e poemas. Com o tema “O lugar
onde vivo”. Para posterior participação dos alunos nas olimpíadas de língua
portuguesa.
Foram feitos apanhados sobre o tema, discutimos sobre o mesmo
e analisamos exemplos de textos prontos. Além de vermos detalhadamente o passo
a passo de como trabalhar o tema com os alunos.
No dia 06 de fevereiro
de 2019, após
discutirmos sobre como elaborar uma sequência didática, sobre os gêneros da
olimpíada brasileira de língua portuguesa, as características de cada uma,
partimos para divisão dos grupos.
O grupo das acadêmicas: Janaine, Michele e Simone. Ficaram
responsáveis pelo gênero Memórias.
Para dar início às atividades, o grupo da oficina de memórias optou por fazer um
roteiro geo-turístico, para possibilitar aos alunos conhecerem a história sobre
a cidade onde vivem. A aula-campo ficou para ser confirmado tendo como sugestão
o dia 28 de fevereiro de 2019.
Dia 13 de fevereiro de
2019 o grupo do
PIBID voltou a se reunir e juntos discutiram questões importantes para o
desenvolvimento das oficinas posteriormente: como era o processo de produção de
texto antigamente? Era feito a discussão do tema a ser trabalhado antes?
Lembrando que a Sequência Didática surge no final de 90. Diante desses
questionamentos, a atividade proposta foi que cada pibidiano, fizesse um
desenho que representasse a organização da sua sala de aula no seu período de
estudo. Após o término do desenho foram socializados para que pudéssemos
perceber as mudanças que ocorreram. E perceber qual a posição de professor que
gostaríamos de assumir com nossos alunos.
Dia 20 de fevereiro de
2019- o foco da
reunião nesse dia foi trabalhar o passo a passo da Sequência Didática. Para
ativar o conhecimento prévio, sobre a SD.
Para melhor embasamento foram feitas leituras de textos de
memórias e análise dos mesmos.
Dia 27 de fevereiro de
2019- cada grupo em
seus respectivos gêneros produziram textos com o tema o lugar onde vivo para experimentar e saber na prática o processo
pelo qual os alunos das oficinas passaram. Para obter êxito, o profissional não
deve apenas visar a execução, mas também ter um planejamento, baseado em
teorias que sustentam a necessidade do que será feito e foi isso que fizemos;
estudamos, nos preparamos, organizamos e executamos.
Dia 28 de fevereiro de
2019- Realização do
roteiro geo-turístico, pelo grupo de memórias com os alunos da Escola Estadual
Professora Alcides Rodrigues Aires, sob a supervisão do professor Jonnes e da
orientação da professora Rosane Balsan.
Dia 20 de março de
2019- Cada grupo
socializou a Sequência Didática que desenvolverá na escola. Foram feitas ainda
ressalvas sobre cada SD apresentada, pontuando o que deve ser melhorado e os
pontos positivos também.
Importante frisar que o nosso grupo já havia dado início às
atividades, com o roteiro geo-turístico no dia 28 de fevereiro.
Dia 27 de março de
2019- Reencontro do
grupo de memórias com os alunos na escola foram discutidos sobre o roteiro que
havíamos feito, cada um expôs suas considerações e em seguida, a apresentação
do gênero memória foi introduzida no debate a partir de slides explicativos que
as acadêmicas responsáveis pelo grupo de memórias juntamente com os alunos, iam
lendo e discutido sobre cada tópico apresentado para que ao final, todos
conseguissem compreender, o gênero a ser trabalhado.
Foram utilizados ainda textos impressos para que se
familiarizassem com a estrutura do texto. Para tanto, foi feita uma roda de
leitura, através da qual os textos foram debatidos, contando com a participação
de todos.
A construção do texto em grupo foi feito oralmente a partir
das histórias que os alunos haviam presenciado ou sabiam através dos pais,
avôs, tios e/ou vizinhos.
Ao final foi proposto aos alunos que assim como o discutido
na oficina, levassem como atividade, fazer uma entrevista com uma pessoa mais
velha e a partir da entrevista produzirem um texto como havia sido discutido em
grupo.
Dia 03 de março de
2019- Começamos pela
socialização dos textos de quem havia feito, destacando que 3 alunas não haviam
feito, argumentaram que não conseguiram uma pessoa para fazer a entrevista;
porém se comprometeram a trazerem no próximo encontro.
Mas informações foram repassadas, assim como espaço para
orientação e tirar as dúvidas. Inclusive sentamos individualmente com cada
aluno para melhor orientá-los em suas produções.
Tendo em vista que uma das propostas da nossa SD era fazer
uma exposição de peças antigas e uma peça teatral. A proposta feita a eles é
que além dos textos, conversassem com os responsáveis para no próximo encontro,
decidissem o que podia levar para exposição final.
Ao final foi feito uma dinâmica para descontraí-los, e
melhorar a interação com o grupo. Interação essa que já era muito boa, o grupo
era bem ativo e participativo, mesmo quem não trouxe a atividade participou dos
debates.
Dia 10 de março de
2019- Mais uma vez o
foco foi à produção textual, dessa vez todos os presentes no dia fizeram
trouxeram os textos, mais uma vez debatemos em grupo. Em seguida sentamos
individualmente e orientamos a escrita e estrutura da produção de cada um
separadamente.
Posteriormente a orientação da produção dos textos,
realizamos ensaio da peça teatral, que teve como base as próprias histórias das
produções dos alunos. Representaram seus entrevistados e contaram a história
como se fossem deles.
Para melhor aproveitamento, criamos um grupo em mídia social,
para que o grupo pudesse melhor se articular tendo em vista que o próximo
encontro seria o encerramento das oficinas, e socialização com os outros
grupos.
Mais uma dinâmica foi realizada, e os ganhadores garantiram
um prêmio para o próximo encontro.
Dia 17 de março de 2019- Último dia de oficina, como o
combinado com o grupo de mídia social, reunimos mais cedo, as últimas ressalvas
sobre o texto foram feitas, assim como o último ensaio antes da apresentação.
Encerrada a socialização com os demais grupos, o grupo de
memórias se reuniu e entregou aos alunos componentes do grupo, pequenas
lembranças feitas especialmente para cada um deles, assim como a entrega do
prêmio aos ganhadores do quebra gelo. Para confecção das lembrancinhas,
dividimos o valor entre as três componentes do grupo, compramos pirulitos,
caixa de bombom, diversos doces, embalagens e fitas para decorar. Levamos
lanche também, pois a escola estava sem a merenda escolar.
O resultado final foi muito bom, tendo em vista que tivemos
produções muito boas.
E os alunos participaram e desenvolveram as atividades
propostas surpreendendo-nos com suas capacidades de desenvolvimento em tão
pouco tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário