quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA, ORAL E REFLEXIVA MEDIANTE O GÊNERO LETRA DE MÚSICA


Oficina no colégio Pedro Ludovico Teixeira por Alice Rocha, Larissa Neres, Sabrina Glória e Vitória Niury.



    O presente trabalho realizado por pibidianos da Universidade Federal do Tocantins desenvolvido na escola estadual Pedro Ludovico Teixeira com a turma do 9°ano vespertino, teve como objetivo despertar a participação e a criatividade dos alunos. Para nos auxiliar na apresentação e pra um entendimento melhor dos alunos articulamos uma sequência didática, que nos orientou e formulou um melhor desenvolvimento em sala. Como segundo NOVERRAZ (2016), o objetivo de uma organização das atividades propostas é fomentar um ensino e uma aprendizagem melhor.  Para tanto, nas oficinas foram desenvolvidas o gênero letra de música, em que no primeiro dia foi utilizando a letra canto das três raças de Clara Nunes, onde a atividade proposta  consistia tanto na leitura de imagens que a letra transmite, quanto recorte de revistas para que os alunos identificassem as três raças representadas na música. No segundo dia de oficina e por ser o dia da consciência negra foi trabalhado a composição de paródias em cima do tema, sendo assim, dividimos a turma em grupos de três e cada equipe escolheu a música de sua preferência e produziram a paródia. E, houve uma correção dos trabalhos escritos por eles, onde analisávamos erros ortográficos e falávamos as mudanças que deveriam ocorrer em  relação a escrita. Vale ressaltar que não só a turma foi beneficiada, mas pra nós que  desenvolvemos o trabalho foi muito importante e enriquecedor, pois tivemos o privilégio de participar do programa institucional de iniciação a docência e através deste programa do governo federal tivemos a oportunidade de conhecer o ambiente escolar antes mesmo de nos formar e ver se essa é a profissão que queremos exercer futuramente. No entanto, a gente pôde perceber que esta é, em suma, uma área que requer muito compromisso e amor para com outro e, que não haverá somente a transmissão de ensinamentos, mas muito mais aprendizado uns com os outros.


REFERÊNCIAS TEÓRICAS: Dolz, Noverraz e Schnewly, 2004. BRASIL BNCC, 2018 e BRASIL LDB 1996 atualizada 2018.

Por Alice Rocha

Um comentário:

  1. Parabéns pela coragem e pela bela postagem. Estão começando bem n trajetória como docentes. Planejamento, reflexão e motivação para replanejar é tudo.

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