A LDB garante educação para a cidadania a todos os educandos. Ao se propor uma escola sem partido, pretende-se promover uma educação que não tenha posicionamentos. Um cidadão de fato deverá posicionar-se frente a questões sociais, econômicas e culturais e sem exercitar os questionamentos desde a tenra infância teremos pessoas que aceitam tudo o que lhes é determinado. Evidentemente, trabalhar com crianças que estão todo o tempo questionando informações e metodologias, bem como construindo e reconstruindo conceitos será muito trabalhoso e demanda do docente constante formação geral, uma vez que o conhecimento se desfragmenta e se reorganiza sempre no viés transdisciplinar. Entretanto, um país que se move para o desenvolvimento social e econômico conta com cidadãos capazes de recriar o conhecimento e as relações constantemente. Não é tarefa simples e merece docentes que sejam capazes de mediar essas relações. Para tanto, esses profissionais merecem formação constante, tempo reduzido em sala de aula e pagamento elevado por sua contínua busca de conhecimento transdisciplinar e metodologias sempre próximas ao mundo em transformação cada vez mais rápida. O presente se torna passado mais depressa a cada dia.
Recomendo a postagem de Magda Soares Escola sem Partido? no blog da UFMG.
Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras. Coordenação: Profa Dra Adriana Capuchinho. Supervisores: Colégio Pedro Ludovico Teixeira: Prof. Roberto Oliveira; Colégio Alfredo Nasser: Profa Ma. Evilmara Casimiro; Colégio Dom Domingos Carrerot: Prof. Fábio Manduca
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