quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Visita in loco a escola CEM Florêncio Aires

Rafael Lisboa da Silva

Os alunos do curso de letras (Português e Inglês), integrados ao programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID), realizaram no ultimo dia 12 de setembro do ano corrente, a primeira visita a unidade de ensino na qual realizaram as atividades relacionadas ao projeto (Por ter-se um grande número de pessoas no projeto, fomos divididos em três escolas que também receberam a primeira visita dos seus respectivos grupos)
Os pibidianos foram recebidos no período da tarde, pela professora (Supervisora do Projeto na escola) Gracivania Gomes de Oliveira, que rapidamente direcionou o grupo às dependências da escola. Ela preferiu começar a visita por uma área aparentemente de pouco uso e abandonada, para depois , o grupo conhecer as outras dependências.




A primeira parada foi no laboratório de química e biologia, que se encontrava fechado. A professora explicou sobre ele, e como o mesmo funcionava. Além de discorrer do motivo da falta de uso do mesmo.




Outras dependências da escola também foram mostradas: sala de teatro, uma área quefica atrás das salas e a horta da escola











Um dos espaços que chamou a atenção dos presentes,  foi a da antiga biblioteca, que se encontrava sem proteção e com alguns livros queimados (Houve um incêndio desencadeado por uma fiação exposta)



Quando a visita chegou a quadra da escola, percebe-se que a mesma não possue proteção( Neste caso, uma cobertura). Pois sendo o tocantins uma área que durante vários meses vive uma estiagem e altas temperaturas durante esses meses, uma quadra descoberta poderia acarretar problemas aos alunos, sejam do período diurno ou vespertino.
]




A primeira entrevista na instituição de ensino foi na sala da orientadora pedagógica,Com a orientadora Acânia; que explicou acerca do trabalho da sala e entre outras coisas.





A segunda entrevista foi realizada no setor financeiro ( Chamado de apoio escolar)


Dando seguimento a visita, nos dirigimos ao auditório da escola. Percebemos que o mesmo possui um tamanho considerável e, por meio da professora Graci, fomos informados que o mesmo durante muito tempo foi usado para formaturas da UFT e de outras instituições (Sendo substituído pelo Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – “Comandante Vicentão”)


  Tivemos a oportunidade de conhecer a sala que guarda os materiais da banda de fanfarra da escola:



Dentre as salas que visitamos, conhecemos a sala do curso técnico de enfermagem. A mesma possui uma boa estrutura e os alunos podem realizar o curso técnico concomitante com o ensino médio. Sem precisar realizar nenhuma prova para isso.





E como toda escola que tende a deixar grandes marcas em seus alunos, a mesma se preocupa em guardar a sua história. Em uma sala separada, mas próxima a direção, se encontra documentos que datam desde a fundação da escola até os dias atuais. 

E entre toda a memória da escola, uma curiosidade:

Como todo passeio leva tempo, descansamos por alguns minutos. Principalmente por se tratar do período da tarde e estar muito quente durante todo o dia.

E no descanso dos mesmos, acabamos por comprar alguns "Cremosinhos" que estavam sendo vendidos para pagar a luz da escola. Deixe me explicar: Toda escola tem um teto de gastos em relação a energia e, por se tratar de um estado quente o uso de ventiladores é quase que ininterrupto. Para amenizar o calor durante a tarde, a escola liga os ar condicionados. Entretanto, o uso do mesmo acaba por aumentar os gastos com a energia. Solução: Vender cremosinhos na escola (R$ 1,00) para ajudar no pagamento da luz e dessa forma amenizar o calor dentro das salas de aula.


Após o intervalo, fomos para a sala de informática da escola, onde pudemos conferir a sua estrutura e a importância da mesma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário