REPORTAGEM
Por: Kamila Pires 20 de maio de 2021
Desafios do Ensino na Educação Pública
Todos têm direito ao acesso à educação de qualidade e gratuita, de forma que abrange toda população sem exceção.
A educação pública garante esse ensino a população, sendo muito importante para todos, pois, a educação forma pessoas de caráter, críticos e com mais oportunidades. Apesar de ser indispensável na vida do cidadão há fatores que faz com que muitos jovens desviem desse caminho. Existem várias questões sociais que os levam a isso. Às vezes por ter que assumir o papel de um adulto para assim ajudar a pôr alimento em casa, a necessidade de trabalhar e de alimentar no momento é visto como o mais importante e a sua educação acaba ficando de lado.
A educação pública passa por muitos fatores, a falta de uma estrutura adequada é muito comum em muitas das escolas públicas, falta de equipamentos tecnológicos em suas unidades, segurança e dentre outros fatores que contribuem para esses problemas.
No momento estamos passando por uma pandemia mundial que atingiu todos sem exceção e esse período pandêmico trouxe muitos desafios para a população. Atingindo muitas áreas passando a ter restrição de funcionamento e alguns serviços foram considerados essenciais ou não. O ensino foi considerado como não essencial e as escolas fecharam.
Perante a atual situação, as entidades decidiram optar pelo o ensino remoto como um meio para os alunos não ficarem sem estudar. Muitas escolas por entender a necessidade dos seus alunos, via que o ensino e educação a distancia EaD não abrangia todos seus estudantes, portanto, ficou entendido que os blocos de atividades impressos seria um meio mais viável, mesmo com seus desafios.
Os alunos do EaD se depararam com muitos obstáculos neste modo de ensino e esse foi mais um fator para atrapalhar a continuidade desses alunos na educação, com o covid-19 pelo mundo muitos pais perderam seus empregos, reforçando assim a necessidade do aluno em ajudar em casa ou quando este aluno é morador rural, ele passar a ir para os pastos ajudar seu pai no dia de serviço para manter o alimento, uma vez que o alimento teve um aumento significativo no bolso do trabalhador.
A falta de acesso a uma internet de qualidade, a falta de um aparelho celular ou até mesmo um computador nas casas dos alunos complicou ainda mais a vida do estudante. Professores passam vídeo-aulas para auxiliar os alunos com os blocos em casa, mas muitas dessas famílias têm somente um ou dois aparelhos que costumam ser do pai ou mãe que passam o dia no serviço, podendo fazer somente a noite ou até mesmo sendo difícil para fazer, pois, essas famílias costumam ter mais de um filho matriculados na rede pública.
https://www.google.com/search?q=educa%C3%A7%C3%A3o+publica+na+pandemia&safe=active&sxsrf=ALeKk00zls4IFBwLNFQsmynaRsi9FQC23g:1621556152899&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjrzuezv9nwAhUsp5UCHXbKDWcQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=611#imgrc=T4st4L0mIRj_VM
Apesar da tecnologia ser muito ímpar no processo de formação do aluno, ela em um momento é excludente, pois nem todos conseguem adquirir o acesso a internet ou um equipamento que possa ajudar nesse processo. Sem falar no aumento do valor dos computadores ou notebooks. Acredita-se que o aumento do consumo desses equipamentos tecnológicos tanto para trabalho quanto para estudos, contribuíram com esse aumento. Mesmo assim, as vendas continuaram aumentando, pela necessidade de trabalhar e ou estudar. Só que muitos pais de filhos que estudam em escolas públicas não têm essa condição de adquirir alguns produtos e se desdobram como podem.
As dificuldades encontradas pelos alunos vão muito além de ter acesso a essas tecnologias. Tem também as dificuldades de alguns alunos que não têm quem o ajuda nas atividades, pois este estudante precisa de uma atenção a mais.
Os professores tem se empenhado muito para garantir esse ensino de qualidade, mesmo com tantos desafios presentes. Os educadores também tem dificuldades, mas dão o seu melhor para assegurar que tenham uma educação digna.
Referências
Olhar Digital. Preços de PCs aumentaram 23,5% no Brasil em 2020. Por Tissiane Vicentin. 19 de março de 2021. Disponível em:
Excelente texto Kamila Pires!
ResponderExcluir