terça-feira, 30 de março de 2021

Campo de atuação na vida pública

                                                        Campo de atuação na vida pública 

                                     Gênero: Proposta/projetos culturais e ações de intervenção

escrito por: Samuel e Izabel

Trata-se, neste Campo, de ampliar e qualificar a participação dos jovens nas práticas relativas ao debate de ideias e à atuação política e social, por meio do(a):

 - compreensão dos interesses que movem a esfera política em seus diferentes níveis e instâncias, das formas e canais de participação institucionalizados, incluindo os digitais, e das formas de participação não institucionalizadas, incluindo aqui manifestações artísticas e intervenções urbanas;

- reconhecimento da importância de se envolver com questões de interesse público e coletivo e compreensão do contexto de promulgação dos direitos humanos, das políticas afirmativas, e das leis de uma forma geral em um estado democrático, como forma de propiciar a vivência democrática em várias instâncias e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade (o outro tem direito a uma vida digna tanto quanto eu tenho)

- desenvolvimento de habilidades e aprendizagem de procedimentos envolvidos na leitura/escuta e produção de textos pertencentes a gêneros relacionados à discussão e implementação de propostas, à defesa de direitos e a projetos culturais e de interesse público de diferentes naturezas.

     Em uma de suas habilidades diz que, trata-se também de possibilitar vivências significativas, na articulação com todas as áreas do currículo e com os interesses e escolhas pessoais dos adolescentes e jovens, que envolvam a proposição, desenvolvimento e avaliação de ações e projetos culturais, de forma a fomentar o protagonismo juvenil de forma contextualizada.

     Um projeto cultural é um documento que deve reunir todo o planejamento de um evento ou de apresentações artísticas, como shows musicais, peças de teatro etc. Esses projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro das escolas, que visam complementar a formação do aluno, mostrando a ele um conhecimento da diversidade cultural existente, principalmente no seu país. O desenvolvimento de um projeto cultural deve está voltado a valorização da cultura, que possui a sua importância na formação do cidadão, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e possibilitar reflexões.

      Atividades culturais contribuem para o desenvolvimento de outras formas de linguagem, entretanto esses projetos não podem ficar voltados apenas para eventos ou datas marcantes, mas fazer parte do cotidiano escolar, e acontecer de forma frequente. Uma das habilidades relacionadas a este campo seria a habilidade:

 (EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP24) Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo. 

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

       As manifestações artísticas são formas de linguagem e permite ao aluno se expressar de maneiras diferentes, contribuindo para o seu enriquecimento cultural e também pessoal e despertando o seu discernimento critico. Para isso a escola possui um papel importante na transmissão   de variadas características culturais, proporcionado ao aluno o contato com diferentes manifestações. 

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