"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" Paulo Freire |
O nosso segundo encontro online dos pibidianos de 2021, aconteceu no dia 28 de janeiro, abordando como temática o início dos estudos acerca dos multiletramentos no ensino básico. Também contou com a presença da coordenadora e professora Deize Carneiro Queiroz, do Colégio Professora Carmênia Matos Maia.
Neste encontro tivemos a oportunidade de conhecer a Professora Deize, docente de biologia, a mesma é coordenadora do Colégio Carmênia Matos, uma das escolas em Porto Nacional contempladas pelo projeto de iniciação à docência (PIBID). A princípio, a professora apresentou como a escola vem atuando nos tempos de pandemia, assim como as novas metodologias adotadas pelos professores, para cumprir as cargas horárias através do ensino remoto. Sendo assim, os professores da unidade estão montando blocos de atividade que são distribuídos semanalmente aos alunos. Assim, os alunos têm um prazo de uma semana para a devolutiva das atividades, as mesmas são impressas e entregues aos alunos, que na semana seguinte retornam à escola para entregá-las e aguardar as correções. As atividades acontecem dessa forma devido a escola ser de periferia e os alunos não terem acesso a internet e nem aparelhos tecnológicos para as aulas remotas. A coordenadora, também, frisou sobre o seu papel na escola, auxiliando os professores e prestando apoio aos alunos. Nessa mesma data, os coordenadores e professores da escola estavam realizando um levantamento a pedido da Secretaria de Educação, para identificar os alunos do grupos de riscos, a fim de analisar uma possível volta às aulas presenciais na rede de educação do Estado.
Já no segundo momento do encontro, foram abordados os diversos tipos de multiletramentos, partindo dos conceitos trabalhados por Roxane Rojo. Em seguida, a Professora Adriana apresentou alguns vídeos sobre práticas de letramentos, dentre eles, o: Educação Popular - Cidade dos Homens: A Coroa do Imperador, o qual demonstra as diversidades culturais presentes na escola da periferia e da importância de se estabelecer um diálogo mais próximo com a realidade desses estudantes. Portanto, as formas de aprendizagem e leituras de mundo é a combinação de textos multimodais (escrita, visual, espacial, tátil, gestual, aural).
Jardeane R. Araújo
Lucas G. Santos
Yury B. Burjack
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