sexta-feira, 29 de novembro de 2019

 Primeira oficina sobre histórias em quadrinhos, na escola estadual Pedro Ludovico Texeira

Ensinado os alunos a produzir uma história em quadrinho

Momento do lanche.


quinta-feira, 28 de novembro de 2019

HQs multilíngues


Por Thaisa Borges


Oficinas HQs realizada na escola estadual Pedro Ludovico Texeira, localizado no setor novo planalto Porto-nacional- TO. Produzido pelo o programa institucional de bolsa de iniciação a docência (Pibid), na qual  proporciona aos  acadêmicos  das universidades públicas oportunidades para que exerçam atividades pedagógicas  em escolas públicas de educação básica. Uma vez que tais oficinas promover contribuições para a integração entre os acadêmicos e os alunos das redes públicas.

Portando como podemos ver nas fotos a Universidade Federal do Tocantins assumiu está efetivamente com seus coordenadores e supervisores  para orientarem os acadêmicos de Letras para esses primeiros encontros  com os alunos do ensino fundamental.

domingo, 3 de novembro de 2019

Último dia do ciclo de oficinas Gênero Notícia - A.R.A

No dia 09/10/2019 ocorreu na Escola Estadual Profa Alcides Rodrigues Aires o última dia do ciclo de oficinas sobre Gênero Textual Notícias, realizado pelo grupo das discentes Janaine, Simone, Patrícia, Michele e Juliana. O último dia sempre acaba sendo um pouco mais corrido, pois além dos alunos terem que concluir a última versão de suas produções finais, pretende-se que eles as apresentem e ainda que dê tempo para uma confraternização e despedida. 
A oficina iniciou-se com os alunos mostrando a atividade solicitada no encontro anterior que seria trazer uma notícia vivenciada ou que eles tivessem escutado ao longo da semana. De maneira geral, todos se lembraram do proposto. Sendo assim, fizemos um retorno rápido às características do gênero que foram estudadas ao longo do ciclo, isso em forma de perguntas direcionadas a eles e eles mesmos iam retomando o que se lembravam.
Após anotarmos no quadro o que eles evidenciaram acerca do gênero, pedimos que eles utilizassem o tema trazido de casa e elaborassem a sua própria notícia. Nesse momento, como a turma era pequena, pudemos acompanhar individualmente cada estudante respondendo suas dúvidas e auxiliando conforme necessitavam.
Devido ao tempo, as notícias produzidas não foram muito extensas, mas estavam na estrutura e linguagem devidas. 
Quando todos terminaram, cada um leu o próprio texto em voz alta num momento estilo roda de conversa.
Por fim, utilizamos o tempo final para fazer o email da turma e posteriormente o blog. Usamos um notebook levado pelas pibidianas, o colocamos na mesa e as crianças se organizaram numa roda em volta a mesa. Como já havíamos mostrado para eles um blog pronto e discutido que faríamos o próprio da turma, eles estavam iniciados no assunto. Para estabelecer uma interação, eles mesmos digitavam e acessavam as páginas necessárias para a criação das duas redes (email e blog). 
No momento de enfim fazer as postagens, tivemos um contratempo que impossibilitou a mesma, a rede de internet da escola não estava funcionando e não conseguimos postar de fato, mas os alunos digitaram a produção coletiva dos primeiros dias e fizeram o upload do vídeo gravado para complementá-la. 
Todo esse processo foi feito detalhadamente para que os alunos aprendessem a utilizar as ferramentas dos sites, assim como acessá-los em suas casas ou mesmo no colégio utilizando o laboratório de informática.
Para finalizar o dia, levamos bolo, refrigerante e doces para termos um momento de confraternização com as crianças.
Muito embora as horas tenham sido corridas, conseguimos realizar todas as etapas pré elaboradas na sequência didática.

sábado, 2 de novembro de 2019

Considerações sobre o VI SIEPE

Durante os dias 29, 30, 31 ocorreu na Universidade Federal do Tocantins, campus de Palmas o VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Pudemos aprender com as experiências dos outros discentes e professores, bem como compartilhar as nossas experiências no PIBID. Nossa apresentação ocorreu no último dia do evento, mediado pela professora Drª Viviane Drumond, o nome do nosso trabalho foi: Oficina do PIBID do curso de letras no campus de Porto Nacional: Memórias literárias, pudemos relatar sobre duas das oficinas realizadas na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, as diferenças entres as duas e a importância do programa de iniciação a docência, tal como a possibilidade de atuar na zona de desenvolvimento proximal, o trabalho com as inteligências múltiplas, entre outros.
A apresentação foi realizada por mim e pela Janaíne, porém as oficinas contaram também com grande contribuição da pibidiana Simone. 
Foram dias de muita contribuição, com ideias para oficinas, posicionamento como professores sociointeracionistas, reflexões necessárias sobre preconceitos e como abordar essas questões em sala de aula. Foi a minha primeira apresentação, apesar do nervosismo a nossa apresentação foi boa, fomos muito elogiadas, tanto que refletiu na professora Drª Adriana, que foi reconhecida por seu trabalho, pois como a docente que elogiou afirmou que a nossa apresentação foi boa, que ficou evidente que sabíamos do que estávamos falando, houve embasamento teórico e que nesse trabalho era perceptível que havia a orientação de alguém, direcionando a fala para a professora Adriana. Saímos com uma bagagem de conhecimento maior e muita gratidão.