domingo, 29 de setembro de 2019

2° dia oficina do gênero notícias

No dia 18 de setembro continuamos 2/4 dias de oficina na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, com o intuito de dar continuidade no gênero notícia. Nesse dia levamos diferentes notícias contidas em vários jornais para os alunos, e diante disso pedimos a eles que nos apresentassem uma notícia contida neles. Discutimos as características do gênero fazendo com que eles encontrassem cada conceito nos jornais. Depois disso apresentamos a eles uma dinâmica sobre tele jornal para quebrar o gelo e todos gostaram muito. Mais adiante mostramos várias imagens de tele-jornal e suas mudanças ao longo do tempo.

ASSISTINDO O TELE JORNAL



PROCURANDO UMA NOTÍCIA

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

1º dia da oficina sobre o gênero notícia

No dia 11 de setembro iniciamos um novo ciclo de oficinas na Escola Professora Alcides Rodrigues Aires. Havia quatorze alunos de turmas das turmas do 7º, 8º e 9º ano. Apresentamo-nos e explicamos o que iria ocorrer durante quatro encontros e dividimos o grupo em duas partes; os que ficaram com os pibidianos de Letras inglês para trabalhar com histórias em quadrinhos- HQ e os que ficariam conosco- Letras português, para aprender sobre o gênero notícia. 
Procedemos conforme a seguinte sequência didática planejada:

Etapa
Objetivos
Procedimentos
Duração
Interação
Recursos
Apresentação dos participantes.
 Estabelecer um vínculo inicial com os alunos.
Organizar a sala em círculo e pedir que cada um se apresente.
10 min
Ps - As
-------
Dinâmica 
Promover a interação por meio do gênero. 
- Os alunos terão contato inicial com o assunto, sem que saiba do que se trata.
Sortear diferentes temas para que os alunos compartilhem notícias recentes que escutaram/leram acerca dos assuntos.
20 min
Papel A4, Canetas.
Apresentação do tema e diagnóstico do conhecimento prévio.
- O aluno poderá identificar as  principais características do gênero. 
Leremos textos do gênero notícia, sem que esteja especificado o gênero, e debateremos sobre as informações e características.
45 min
Jornais, revistas,data show, caixa de som.
Módulo 1
Os alunos deverão praticar a pesquisa em campo para futuramente escreverem a notícia. 
Levaremos os alunos à sala onde estará ocorrendo uma oficina de HQ, para que anotem tudo o que estará acontecendo. Formando assim, um banco de dados para uma escrita coletiva.
50 min
Papel, canetas.
Módulo 2
Cada aluno deverá produzir um texto a partir de suas anotações.
A partir dessa produção inicial iremos avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
Os alunos formarão duplas para escreverem uma produção inicial com as situações que registraram.
30 min
Data show, notebook.

Após estabelecermos o contato inicial, sorteamos temas como racismo, queimadas, homofobia, setembro amarelo, com o fito de que os alunos elucidassem notícias que sabiam sobre o assunto, com isso tivemos a oportunidade de discutir por diversas temáticas importantes, bem como fazer alertas e mostrar a importância de compartilhar as situações. Após isso, fizemos as perguntas de pré-leitura e lemos notícias recentes sobre o acontecimentos o estado do Tocantins, pontuamos e explicamos as características do gênero proposto.
Em seguida, convidamos os alunos a irem à sala em que estava ocorrendo a oficina sobre HQ, pedimos que observassem atentamente tudo que ocorria, sem fazer nenhuma interferência. Passaram-se alguns minutos e retornamos ao Laboratório de informatica para que eles relatassem o que haviam observado, parabenizamos e mostramos que apesar de que estávamos no mesmo ambiente juntos cada um observou aspectos distintos.
Faltando alguns minutos para o término da aula, recapitulamos a explicação do gênero, das características e montamos uma curta notícia com as informações coletadas por eles. Finalizamos o encontro com os encaminhamentos de que eles deveriam levar na próxima aula revistas e jornais impressos.


Primeiro contato com todos os alunos e pibidianos no laboratório de informática.

Oficina sobre o gênero notícia- momento de produção coletiva e identificação das características predominantes.