quarta-feira, 10 de julho de 2019

Continuação Das Experiências nas Oficinas do CEM Florêncio Aires:Gênero Textual Crônicas II

Continuando o trabalho anterior iniciado na mesma escola, desenvolvemos outra oficina relacionada ao gênero textual crônica, desta vez com a outra parte do grupo de alunos, em especifico, as meninas.

Iniciamos a oficina com a apresentação do grupo de Pibidianos, em seguida prosseguimos com uma discussão sobre o gênero textual, explicando sobre as características e usando exemplos para um maior entendimento. As alunas começaram a compreender um pouco mais depois dos exemplos, finalizamos ouvindo narrativas de crônicas e todas leram uma crônica denominada "Ser Brotinho".
Percebemos que as meninas se interessaram mais pela crônica "Ser Brotinho" devido ter uma temática feminina.

Durante a segunda oficina, fizemos uma breve recapitulação de tudo que foi visto na oficina anterior prosseguindo com "O menino que não gostava de dormir" para melhor fixação do gênero, começamos então uma contra-posição das diferenças entre conto e crônica para que as alunas não misturassem as características, entramos no desenvolvimento das confecções das crônicas pelas alunas, finalizando com uma socialização de todos os textos produzidos
Durante a terceira oficina partimos para uma analise literária mais profunda de uma crônica "O Banho de São João", causando uma reflexão mais pontual acerca das crônicas e suprimindo todas as duvidas restantes.
Durante a ultima oficina, uma reflexão geral de tudo o que foi visto, antes das alunas partirem para a reescrita final da ultima crônica, percebemos que durante o processo a crônica final se tornou muito melhor e com quase todas as características que contemplam o gênero em si, durante a reescrita, cada um dos Pibidianos auxiliou uma das alunas para que tivessem uma exclusividade em ajuda.


  Depois que todas haviam terminado, compartilhamos as produções entre todos para uma socialização maior e uma finalização interessante.
A experiência nas oficinas do PIBID, foi bastante realizador, podemos aprender com a realidade dos alunos participantes, uma troca de experiência, momentos de descontração, quebra de paradigmas e possibilitamos um aproveitamento maior do gênero textual a ser trabalhado de forma que os estudantes se sentissem ouvidos e sua criatividade fosse levada em conta.

PIBIDIANOS Envolvidos: Ada, Gustavo, Matheus, Mylena e Thaís
Coordenadora: Gracivânia


Nenhum comentário:

Postar um comentário