sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Profa Alcides R. Alves - Questões sobre a merenda

Por: Michele Marques

        A visita do dia 12 de setembro de 2018 fez se possível conhecer o corpo docente, as dificuldades e questões quantitativas, bem como todo o espaço físico da escola em questão. A parte que será abordada na presente postagem; a questão da merenda, toda a problemática que a envolve e imagens do dia em questão.
O responsável por esse assunto, o coordenador financeiro Willian Harvey, relatou que desde o ano passado ocorre de haver faltas dos alimentos, tendo merenda em uma semana e em outras semanas faltarem. O processo é o seguinte, os nutricionistas da DRE pré estabelecem aproximadamente cinquenta cardápios e as escolas escolhem alguns deles, porém o valor para a merenda é de R$ 0,68 centavos por aluno - que é visível até para um leigo em economia que não é de longe suficiente para suprir as necessidades de todos os alunos. Ele relatou ainda que o fato de não ter o Programa Mais Educação na escola - além de prejudicar no objetivo principal-, culminou em na diminuição do dinheiro para a merda, dado que a verba destinada à alimentação para as pessoas do programa ajudava muito e a valor de R$1.700 está sendo depositado na conta da escola, entretanto eles não podem usufruir; se não houver o programa tem que devolver.
O meu pesar para a questão da merenda, que a meu ver não é vista da forma devastadora como se apresenta, tendo em vista que os alunos perdem muito com esse déficit, já que além de os alunos do período matutino serem liberados cinco minutos mais cedo de cada aula (que já não tem a duração necessária para o fluir de conteúdos), a falta de alimentos implica diretamente no aprendizado dos alunos, pois a probabilidade de aprendizado/desenvolvimento quando se está com fome é baixíssima.       Os alunos que são todos de classe baixa, não tem condição de levar lanche todos os dias e contam com a merenda da escola, por conseguinte não desenvolverão a capacidade cognitiva como é necessário e resulta na não apreensão dos conteúdos. 
Os déficits que a diretora e coordenadoras apresentaram em relação ao rendimento estarão comprometidos e a problemática da merenda está diretamente ligada a tais déficits. Todo o contexto do individuo deve ser observado para seu sucesso na escola e não apenas o que está sendo trabalhado em sala de aula. Essas questões ferem a Lei de Diretrizes Básicas, no título II, dos princípios e fins da educação nacional, no artigo 3º, que diz o seguinte:   “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;”, é complicado a continuidade e desenvolvimento do aluno na escola, sem que suas necessidades básicas -que são asseguradas pela legislação que regulamenta  o sistema educacional- sejam atendidas. É lamentável também que os professores não possam lanchar na escola, ficando apenas com o que sobrahá quem possa refutar essa questão dizendo que os alunos são prioridade, essa afirmativa é acertada para todos, entretanto a questão não é selecionar quem irá comer, é ter verba para todos comerem.

Abaixo fotos da merenda no dia em questão, da cantina, do cardápio e dos pibidianos comendo, respectivamente:













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