Por: Ada Costa
Considerada uma das escolas mais influentes de Porto Nacional na década de 60, o Centro educacional de ensino médio professor Florêncio Aires recebeu estudantes de estados vizinhos, que trouxeram novas culturas , transformando a cidade em um polo cultural .
Ao longo dos anos a estrutura da escola foi ficando cada vez mais deteriorada, em 2014 o pavilhão onde funcionava a biblioteca, laboratório de ciências, física e química, foi interditado, pois o telhado começou a desmoronar, desde então estão funcionando em salas improvisadas sem as devidas acomodações. Manifestos para a reforma da escola já foram feitos por alunos e professores, desde então o governo ainda não tem tomado nenhuma providência em relação as reformas.
A biblioteca funciona em uma sala com pouco espaço para a realizar atividades com os alunos. O laboratório de ciências funciona para os professores de química, física e biologia com visitas agendadas.
A quadra de esportes não possui cobertura, o que dificulta a prática de esportes dos alunos durante o período que o sol está forte e o no período chuvoso. A escola conta também com uma horta, pouco trabalhada, e por último, mas não menos importante, a escola possui também um auditório (enorme), onde ocorrem eventos escolares e públicos,junto com o auditório há também uma cantina.
Diretores, professores, alunos, horários, atividades. Uma escola é feita de vários elementos, a organização desses elementos tem como consequência o sucesso. Quando jovens a escola é nossa segunda casa, é o lugar onde passamos metade do nosso dia, é onde fazemos amizades, aprendemos a socializar, inventar e consequentemente viver em grupos. Por isso a estrutura da escola é por mim considerada um dos elementos mais importantes para uma boa aprendizagem. A escola citada ai em cima, dispõe de ótimos profissionais e bons e dedicados educandos, a estrutura só precisa mesmo de uma boa e GRANDE Reforma. 😃