No mês de agosto e até a primeira semana de setembro de 2021, nós, pibidianos, estamos realizando oficinas com a escola envolvidas com o projeto do PIBID. São três escolas e, portanto, nos dividimos em três grupos. No meu caso, fiquei com grupo responsável pelas oficinas com o CEM Florêncio Aires, e organizamos a oficina de modo a ministrar, para eles, aulas sobre o gênero textual notícia. Essa oficina foi voltada para alunos do 6o, 7o e 8o ano.
Assim sendo, elaboramos uma sequência didática sobre o gênero notícia, divididas em cinco etapas, uma etapa para cada encontro. Além disso, cada etapa ficou sob responsabilidade de dois pibidianos. Elaboramos também um plano de aula para cada um desses encontros, e, portanto, para cada uma das etapas, resultando em 5 planos.
Na primeira etapa, trouxemos algumas instruções sobre o blog que criamos para a escola e como fazer postagens, uma vez que a postagem dos alunos será realizada após o quinto encontro e produção escrita final. Na sequência, como forma de introduzir o gênero estudado, buscamos estabelecer o conhecimento prévio dos alunos, a partir de perguntas sobre ocorridos nas ultimas semanas nos setores desses estudantes, bem como os envolvidos e o desfecho desses fatos. Essas perguntas também serviriam de base para o momento posterior: a conceituação do gênero, suas principais características e seus possíveis veículos de circulação. Além disso, no fim do encontro os alunos utilizaram o aplicativo Mentimeter para responder perguntas rápidas sobre o gênero, formando uma nuvem de respostas que foram apresentadas à eles.
A segunda etapa, ou seja o segundo encontro, envolveu, em um primeiro momento, uma atividade comparativa, através da qual os estudantes foram orientados a compararem as notícias do jornal impresso com os jornais online para, em seguida, identificar os elementos que os diferenciam, conforme os formatos de veiculação. Tudo isso foi realizado oralmente com os estudantes. Num segundo momento desse mesmo encontro, foi orientado a realização de uma produção textual, na qual os estudantes deveriam utilizar a plataforma do Google Meet para a produção de uma notícia de acordo com as características do gênero. Essa atividade deveria ser realizada posteriormente à aula, e foi indicado que preparassem o texto da notícia que apresentariam, para o qual, indicamos aos alunos seguir um roteiro. Enviamos o roteiro pelo grupo do whatsapp para que eles pudessem acessar, e nos disponibilizamos para tirar dúvidas.
Na terceira etapa, icicialmente socializamos com os alunos aos vídeos de notícias produzidos por eles. Em seguida, trouxemos duas notícias sobre o mesmo assunto, que diferiam quanto a linguagem utilizada, caracterizando diferentes posicionamentos sobre o assunto. Foram realizadas perguntas orais com esses alunos, no sentido de diferenciar essas notícias. A quarta etapa (o quarto encontro) abordou a temática das fake news, uma vez que é uma temática que se enquadra dentro do gênero trabalhado na oficina. Foi discutido com os alunos sobre o que consistem as fake news, como elas se manifestam na nossa sociedade, seu intuito e consequências. Trouxemos exemplos de fake news e propomos uma atividade de produção de texto, na qual os alunos deveriam escrever sua própria fake new sobre um personagem criado por eles.
Até então, ministramos esses quatro encontros, e o próximo encontro será voltado para a instrução sobre a produção escrita final, na qual os alunos devem elaborar uma notícia escrita a serem postadas no blog da escola. Até então, observamos boa receptividade dos alunos sobre as aulas, participativos e respondendo ás perguntas solicitadas. Apesar de termos delimitado uma etapa para cada encontro, algumas etapas nao foram possíveis de ser finalizadas no mesmo dia, sendo que tivemos que utilizar uma pequena parcela de tempo do encontro seguinte. Mesmo assim, conseguimos realizar tudo que tínhamos proposto em nossa sequência.
A realização da oficina apresentou-se como um momento muito gratificante, em que pudemos colocar em prática os conhecimentos teóricos obtidos pelas discussões em nossas reuniões do PIBID, bem como aprender a organizar o tempo de fala. Assim, o PIBID se mostra como uma grande oportunidade para alunos de licenciatura.